8 medidas que tornaram Araraquara exemplo de combate à covid no Brasil - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

8 medidas que tornaram Araraquara exemplo de combate à covid no Brasil

Edinho Silva

O município de Araraquara, no interior de São Paulo, tem a menor taxa de mortalidade por covid-19 do Estado, e uma das menores taxas de letalidade do Brasil. De acordo com levantamento da Fundação Seade, do Governo do Estado de São Paulo, a cidade de Araraquara teve até junho 810 casos confirmados e apenas 10 mortes, resultando em uma taxa de letalidade de 1,2%, a mais baixa entre municípios com mais de 500 casos confirmados.

A título de comparação, cidades próximas à Araraquara e com população semelhante, como Rio Claro e São Carlos, a taxa de letalidade é mais que o dobro (5,7% e 2,8%, respectivamente).

“Não podemos deixar ninguém morrer por falta de assistência médica”

Edinho silva, 2020

Para o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, o segredo foi agir rápido, dando a devida atenção e respaldo às recomendações e decisões da equipe gestora de saúde. “A Covid-19 só se assemelha em termos de tragédia humana e do ponto de vista econômico à II Guerra Mundial. Um inimigo invisível, com uma letalidade considerável que se agrava em questão de horas”, afirmou o prefeito.

Já no início de março, foi montado um comitê de contenção da doença com todas as autoridades médicas do município, para levantar o quadro da época e desenhar os possíveis cenários para os meses seguintes.

Edinho destaca oito iniciativas que considerou fundamentais para o sucesso da cidade no combate à doença.

Conheça oito ações de Araraquara:

  1. Expansão do horário de atendimento das redes básicas regionais, como uma medida para não sobrecarregar a rede de urgência e emergência. “Não podemos deixar ninguém morrer por falta de assistência médica”, explicou.
  2. Criação de um serviço de telemedicina, em que as pessoas são atendidas por um número 0800, impedindo que qualquer sintoma leve as pessoas para rede hospitalar municipal e sobrecarregue o sistema.
  3. Criação de “equipes de bloqueio”, em que, ao identificar um paciente diagnosticado, uma equipe vai a campo para criar um ambiente de isolamento daquele paciente e pessoas que estiveram em contato.
  4. Transformação de uma das UPAs da cidade como centro de referência de Coronavírus, com equipes especializadas para que as pessoas com sintomas de Covid-19 se dirijam para lá.
  5. Realização de parceria com a faculdade de farmácia da Unesp, laboratório referência para o estado todo, passando a fazer exames em todos os sintomáticos. “Enquanto estávamos com o Adolph Lutz (Órgão da Secretaria Estadual de Saúde), levávamos até 15 dias para o resultado de um exame. Com a Unesp, reduzimos o prazo para até 12 horas o acesso aos resultados. Essa agilidade e tempo que conquistamos foram fundamentais para lidar com uma doença como a Covid-19”, destacou Edinho.
  6. Criação de inquéritos epidemiológico em que é feito o mapeamento por onde a doença passou pela cidade, com testes em pessoas de grupo de riscos por comorbidades, bairros carentes e profissionais mais expostos à contaminação.
  7. A construção de um Hospital de Campanha com 51 leitos (30 leitos de enfermaria e 21 leitos de UTI) em apenas 5 semanas. “Criamos uma estrutura em que a possibilidade do sistema de saúde de Araraquara entrar em colapso é zero. Esse hospital ficou à disposição das cidades da região.
  8. A criação de um comitê de solidariedade para que pudéssemos ampliar nossos programas de segurança alimentar, fortalecendo um ambiente muito forte de solidariedade na cidade.

WhatsApp Edinho Prefeito