Conheça cursos, oficinas e ações de apoio ao emprego em Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Conheça cursos, oficinas e ações de apoio ao emprego em Araraquara

Com o intuito de minimizar a crise econômica que reduz as ofertas de trabalho, o prefeito Edinho Silva realiza uma atuação intensa visando a geração de emprego e renda na cidade. Para suprir essa demanda, o Município conta com diversos programas de capacitação profissional e outras estratégias que buscam fomentar o trabalho coletivo e o empreendedorismo, através de grupos, associações e cooperativas, visando as práticas coletivas e o desenvolvimento local como alternativa ao emprego formal. Conheça abaixo algumas das ações promovidas pelo poder municipal para combater o desemprego:

Cursos gratuitos – A Prefeitura oferece uma série de cursos gratuitos de requalificação profissional, através de parcerias com outras instituições. Os cursos são ministrados principalmente no Espaço Kaparaó e na Escola de Serralheiro, que são centros de capacitação profissional que visam atender jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Os cursos são realizados via parcerias com sistema S (SENAI, SENAC, SESI) para pessoas físicas e empresas privadas.

Ciclo de oficinas culinárias temáticas – O objetivo dos cursos, gratuitos, é oferecer hábitos alimentares mais saudáveis e possibilidades de mais trabalho e renda familiar. Passou por bairros como Cruzeiro do Sul, Yolanda Ópice, Selmi Dei, Valle Verde, Cecap, Hortências, Vale do Sol, Maria Luiza, Parque São Paulo e São Rafael.

Pro-Ação – É um programa de qualificação profissional desenvolvido em Araraquara em parceria da Prefeitura, Cebrac e Uniara Qualifica, que oferece minicursos e palestras gratuitas à população. A iniciativa atuou em diversos bairros como Jardim das Hortênsias, Selmi Dei, Cecap, Parque São Paulo, Vale do Sol, Jardim Maria Luiza, Yolanda Ópice e também em pontos estratégicos centrais como o Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos (na Avenida José Bonifácio) e o PAT-Ceat (próximo à Arena da Fonte).

PAT – O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) Araraquara é um órgão que reúne e divulga as vagas disponíveis no mercado de trabalho, funcionando como um intermediador entre o empregador e o o trabalhador.

Banco do Povo – Órgão que oferece a oportunidade de novos empreendimentos para microempresários, de forma individual ou coletiva, com empréstimos financeiros a juros acessíveis.

Programa de apoiadores no combate à dengue – Criado em 2019, a iniciativa atingiu a marca de 446 pessoas trabalhando efetivamente na remoção de criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. Pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão cadastradas nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) recebem a oportunidade de um trabalho temporário e ajudam o Município no combate à dengue.

• Frentes da Cidadania – Programa que atende 25 pessoas em situação de vulnerabilidade social que passam a frequentar cursos de qualificação profissional — os alunos têm aulas de Formação Cidadã, com técnicos da Prefeitura, e de Empreendedor de Pequenos Negócios, oferecidas pelo Senac. Desde o início do programa, já são 130 beneficiados.

Parcerias – A Prefeitura de Araraquara também firma parcerias visando a geração de empregos na cidade. Um exemplo foi o curso de operador de máquinas agrícolas, promovido pela Empresa Raízen, que tem na unidade de Araraquara cerca de 1200 funcionários e destes 540 são moradores da cidade.

Feira do Produtor Rural – É um importante canal de escoamento da produção agrícola dos agricultores familiares e de assentamentos rurais do município. Todos os feirantes passam por curso de formação. O projeto também tem se consolidado como uma importante estratégia de comercialização aos pequenos produtores, garantindo renda e proporcionando um comércio justo, ao eliminar a figura dos intermediários e permitindo que os lucros sejam do produtor.

Programa Via Rápida Emprego – Em uma parceria da Prefeitura de Araraquara com o Governo Estadual, atua na qualificação e formação profissional dos participantes, preparando a população que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho. São oferecidos cursos de cuidador de idosos, paisagismo, organização de eventos, grafite e confeiteiro. O programa colabora, ainda, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, de elaboração crítica, raciocínio lógico, iniciativa para a resolução de problemas, de organização do próprio trabalho, entre outras.

• PPT e Jovem Cidadão – O Município também tem iniciativas voltadas especificamente para os jovens, como o Programa de Preparação para o Trabalho (PPT), do Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade (Ceproesc), com aulas no contra turno escolar, e o programa ‘Jovem Cidadão’, que oferece estágio remunerado e supervisionado no serviço público para estudantes com mais de 16 anos e que estejam frequentando o ensino médio, técnico ou superior.

WhatsApp Edinho Prefeito