Edinho investe na modernização do transporte público de Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho investe na modernização do transporte público de Araraquara

Poucas cidades do Brasil contam com um sistema de transporte público capaz de oferecer tanta qualidade e conforto como Araraquara. Para isso, a inovação é a principal aposta para manter o serviço sempre atualizado e pronto para atender seus usuários com pontualidade e segurança. E não faltam ações de interatividade para facilitar o uso do transporte por parte do usuário e ao mesmo tempo fornecer ao Município dados importantes para que as melhorias sejam constantes em cada linha. Confira algumas das iniciativas colocadas em prática nos últimos anos:

Novos veículos – Veículos cada vez mais estruturados são utilizados no transporte coletivo de Araraquara. Os novos ônibus da Controladoria do Transporte de Araraquara seguem todas as normas de acessibilidade, incluindo elevador e espaço interno para cadeirantes, e grandes novidades como câmeras internas, indicador de itinerário na lateral do veículo e nove tomadas USB para carregamento de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos.

Interação com o público – Implantação da Central de Informação e Ouvidoria do Terminal de Integração, que recebe sugestões, críticas e denúncias dos usuários do transporte coletivo da cidade, além de recarregar os créditos do cartão utilizado pelos passageiros.

Painéis de controle de horários – O TCI também passou a contar com quatro painéis de controle de horários de ônibus do transporte público instalados pela Prefeitura nas avenidas Portugal e São Paulo. São duas TVs de telas plana, de 60 polegadas, que através de antenas de GPS, mostram o horário em que cada ônibus chega ao Terminal e o nome da respectiva linha.

Aplicativo ‘Seu Ônibus – Em 2019 foi lançado o App ‘Seu Ônibus’, disponível para celulares e tablets com sistemas Android e iOS, que fornece para o usuário, em tempo real, a previsão de chegada do ônibus no ponto de embarque, a localização exata do veículo e o horário do próximo ônibus. O aplicativo também traz a lista de todas as linhas disponíveis na cidade e os pontos de ônibus mais próximos dos usuários.

Melhoria no transporte de alunos – O Município também promoveu o aprimoramento da estrutura de transporte dos alunos da rede pública de ensino. Todos os ônibus possuem os equipamentos de segurança exigidos para fazer o transporte de alunos, como cinto de segurança, capa de emergência, cadeirinhas para os bebês, espaçamento de abertura de janela e tacógrafos que registram todo histórico de horários e velocidade dos veículos.

Abrigos bem cuidados – A Prefeitura realiza frequentemente a manutenção, limpeza e instalações de abrigos nos pontos do transporte coletivo nos bairros. Alguns desses abrigos passam por serviços de corte de mato e roçada, como áreas municipais de Bueno de Andrada, do Assentamento Monte Alegre e também do Jardim Igaçaba, Vale do Sol e Jardim Iedda. Em alguns locais foram reinstalados alguns abrigos, como ocorreu nos bairros do Adalberto Roxo, Selmi Dei e Jardim América. Outros locais recebem obras de rampas de acessibilidade, como recentemente instalada na Praça do Paliteiro (Jardim Primavera) e em Bueno de Andrada.

Agilidade na substituição – Com uma frota de ônibus com a média de um ano de uso, são raros os casos de quebras ou problemas mecânicos, porém quando isso acontece, a substituição do carro é feita de forma imediata, através de monitoramento.

Mudanças nas linhas – Após pedidos de passageiros, a Controladoria do Transporte de Araraquara promove frequentes alterações estratégicas em algumas linhas de transporte coletivo. Um exemplo ocorreu na linha Selmi Dei/Yolanda Ópice, que passou a atender o Jardim Santa Júlia III. Outra exemplo de mudança beneficiou o Jardim Maria Luiza IV, que passou a ser atendido pela linha Maria Luiza/De Santi.

Acessibilidade – A acessibilidade também é uma das grandes preocupações da Prefeitura. O Município conta com serviço de transporte especial, que tem o objetivo de garantir o deslocamento das pessoas com deficiência por meio de micro-ônibus adaptado. O serviço opera hoje, preferencialmente, no transporte de cadeirantes que precisam de acompanhante, uma vez que todas as linhas de ônibus da cidade já possuem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Reformulação do Conselho de Usuários de Transporte Coletivo de Araraquara – Visa a participação da sociedade organizada, em especial dos usuários do transporte público coletivo, no processo de planejamento e gestão desse serviço na cidade para seu constante aperfeiçoamento. A reformulação, que possibilitou a criação de conselhos regionais e sub-regionais, também criou a Conferência Municipal do Transporte Coletivo para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para os Usuários do Transporte Coletivo.

Veículos extras – Por meio de pesquisas sobre sobre a ocupação de ônibus em algumas linhas do transporte público, a Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) tem conhecimento dos horários que apontam aumento na demanda de usuários, o que permite que o órgão coloque carros extras nas linhas.

Benefício a estudantes que viajam para outras cidades – Após uma processo de conversas entre o prefeito Edinho e o Consórcio Araraquara de Transportes, foi realizada uma ampliação do benefício do vale-transporte para estudantes que moram em Araraquara e fazem faculdade em outras cidades. O estudante tinha direito a meia passagem somente no deslocamento entre o Terminal Rodoviário e a cidade de destino (por exemplo, São Carlos). Com a decisão, a meia passagem passou a ser oferecida também nas linhas de ônibus de transporte coletivo.

Mais segurança – O TCI também contou com a instalação de vinte câmeras de videomonitoramento, que funcionam em tempo real com a Guarda Municipal para oferecer maior segurança aos usuários. O local ganhou nova tubulação nas redes de água e esgoto e uma nova infraestrutura, com a reforma dos banheiros feminino, masculino e para portadores de deficiência, além da implantação de um fraldário.

Gratuidade a pacientes com câncer – A Prefeitura de Araraquara regulamentou a lei que garante a gratuidade na tarifa do transporte público para pessoas que estejam em tratamento de neoplasia maligna (câncer).

Site reformulado – A reformulação do site da Controladoria do Transporte de Araraquara (www.ctaonline.com.br) ampliou as opções de serviços disponíveis aos usuários do transporte coletivo e à população em geral. Além da relação completa de linhas operadas pelo Consórcio Araraquara de Transportes (formado por Empresa Cruz e Viação Paraty), o internauta também pode buscar o nome de uma rua ou avenida e descobrir quais linhas passam pelo local.

Cuidados na pandemia – A pandemia do covid-19 também exigiu uma série de procedimentos especiais que priorizam a saúde dos passageiros. Os ônibus do transporte público passam por processos de limpeza e higienização ao longo de cada dia. O mesmo procedimento é realizado toda noite, após o final das operações. Equipes especializadas também fazem a higienização durante o dia no Terminal Central de Integração (TCI) e nas garagens. Vale ressaltar que todo usuário do transporte público de Araraquara tem que estar de máscara nos ônibus. Todos os operadores do sistema passaram por testes de covid-19 e trabalhadores dos grupos de risco foram afastados. Também há recipientes de álcool e gel espalhados pelo Terminal para o uso das pessoas.

Lei do Uber – Em 2018, o prefeito Edinho sancionou a lei que regulamenta o serviço de transporte privado individual de passageiros a partir de aplicativos para celular (conhecida como “lei do Uber”) em Araraquara, proposta de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB) e aprovada pela Câmara Municipal. A lei estabelece diversas regras para que a atividade seja exercida.

WhatsApp Edinho Prefeito