Edinho investe em lazer e qualidade de vida para os araraquarenses - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho investe em lazer e qualidade de vida para os araraquarenses

Com as pessoas vivendo uma rotina cada vez mais corrida, o lazer nos momentos de folga não pode ser deixado de lado, já que proporciona benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Pensando em oferecer uma melhor qualidade de vida aos araraquarenses, o prefeito Edinho Silva investe em  áreas onde as pessoas podem relaxar, descansar, se distrair ou exercer alguma forma de recreação de maneira agradável e tranquila. E o melhor é que elas podem encontrar essas opções de lazer perto de suas casas, seja no Centro ou nos bairros. Confira algumas das ações da gestão municipal nesse setor:

Reformas em áreas de lazer – As áreas de lazer dos bairros recebem atenção especial da Prefeitura. As reformas envolvem desde trocas de alambrados e obras em vestiários e banheiros, até melhorias em quadras, campos e canchas de malha. Alguns dos locais que passaram por revitalização foram as áreas de lazer Antônio José Paterniani ‘Tom Zé’ (Jardim América), George Washington Rocha (Hortênsias), Dirce Cruz Vintecinco (Jardim Del Rey), Benedicto Primani (Altos de Pinheiros) e Ernane Volpe (Jardim Esplanada). Outros locais de lazer que receberão obras de melhorias são a Área de Lazer Antônio Moda Francisco (Vale do Sol), a Praça Engenheiro Alexandre Eberle Lupo (Jardim Martinez) e a Área de Lazer Vereador Elias Damus (Jardim Tangará).

Revitalização de espaços esportivos – A gestão municipal realizou a cobertura com estrutura metálica da quadra poliesportiva ‘Professor Urias Braga Costa’, que fica na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária. Também foram efetuados reparos na mureta da quadra e nos alambrados, pintura geral e revisão elétrica. O complexo esportivo ao lado da Arena da Fonte Luminosa também conta com piscinas, quadra de tênis, espaço para vôlei de areia, quadra de vôlei e handebol, além de um espaço para idosos. Outro local que passou por reformas foi o Centro Esportivo José Maria Melhado (Vila Melhado), que ganhou melhorias em todo o seu entorno, além de remodelações do campo, vestiários, parquinho e da praça em geral.

Reforma do Teatro Municipal – O Teatro Municipal ‘Prefeito Clodoaldo Medina’ passa por uma reforma total que inclui reforço de fundação, troca de pisos de granito do saguão, substituição de portas danificadas, colocação de novos vidros, correção de estrutura da passarela de serviço, troca de chuveiros, pintura geral, instalação de louças e metais dos sanitários, impermeabilização da laje técnica, novo projeto de ar-condicionado e projeto paisagístico externo. O palco de madeira foi revestido com verniz antichama e o local também recebeu a instalação de um sensor de fumaça na rede de combate a incêndio. O prédio, inaugurado em 1977 e que passou pela sua última reforma em 2007, segue em obras de adequações às normas atualizadas do Corpo de Bombeiros.

Revitalização do Parque Basalto – O local, que é administrado pelo Daae, passa por revitalização desde o início do ano, com investimento de R$ 567 mil em recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental. A revitalização inclui implantação de quiosques, de escada de acesso à cachoeira e de passarela; reforma da guarita e do local em que será implantado um Centro de Educação Ambiental; limpeza e troca de pisos; pintura e revestimento; troca de forros, coberturas, portas e janelas; reforma da cozinha, de banheiros e de instalações elétricas e hidráulicas; entre outras melhorias.  

Pinheirinho – Uma boa opção de lazer da cidade é o Parque do Pinheirinho, que é constantemente melhorado pela Prefeitura. O local conta com pista de caminhada, lago, quiosques, pista de skate, escolinha de tênis, entre outras inúmeras opções de lazer. Sua represa passou a contar com salva-vidas em tempo integral e as piscinas, que passaram por obras, podem ser utilizadas após a realização de exames médicos gratuitos que têm a duração de seis meses.

Construção de Campo Society – A Prefeitura implantou no Residencial Valle Verde a quadra de futebol society ‘José Laurindo’, que, na prática, é o primeiro equipamento público de lazer para os jovens daquela região.

Espaço de atividades para idosos – O pavilhão do Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região) passará por reformas e abrigará um espaço para atividades voltadas a idosos, atendendo demanda eleita como prioritária na plenária de Idosos do Orçamento Participativo. A previsão é que o espaço tenha salas de jogos, como xadrez, damas e cartas, e um salão para aulas de dança e ginástica artística para a população idosa. O projeto também prevê melhorias nos banheiros, reforma da copa e da cozinha, pintura geral e conserto do piso.

Centro Dia do Idoso – Localizado no Carmo, o local recebe idosos que não conseguem ter atenção durante o dia, pois os familiares precisam trabalhar. À tarde, o idoso volta para casa, o que mantém os vínculos familiares. Lá eles têm atividades físicas, artesanato, roda de conversa, estimulação cognitiva, controle semanal de peso e pressão arterial, controle de glicemia.

Academias ao ar livre – São espaços públicos onde as pessoas podem realizar exercícios físicos com equipamentos que contam com placas indicativas que informam seu uso adequado. Os locais contam com aparelhos como simulador de caminhada duplo, simulador de cavalgada duplo, leg press duplo, roda dupla, roda de ombro dupla, twist lateral duplo, simulador de remo, estação multiuso, barra alta giratória e esqui duplo. Podem ser vistas em bairros como Jardim Universal, Araraquara, Jardim Maria Luiza, Jardim Del Rey, Jardim das Hortênsias, Cecap, Vila Melhado, Jardim Botânico e Jardim Roberto Selmi Dei.

Reforma da área de convivência do Residencial dos Oitis – A obra foi feita pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e teve custo de R$ 80 mil. Entre os serviços executados estão a reforma do salão, a construção de banheiro adaptado, a reforma da quadra de esportes e a instalação de brinquedos.

Centros de Cultura Digital – Implantado no Jardim Indaiá e no Vale do Sol, é um espaço que promove a inclusão digital e o desenvolvimento local da comunidade atendida, criando oportunidades de geração de trabalho e renda. O público-alvo são jovens e adultos que buscam oportunidade profissional no mundo digital.

Acessibilidade – A acessibilidade no Parque do Pinheirinho e em outras áreas de lazer da cidade também tem atenção especial do Município, com a construção de mais rampas, a implantação de brinquedos adaptados, de fraldário, entre outras melhorias.

WhatsApp Edinho Prefeito