Edinho Silva reúne apoio de sete partidos para eleições municipais - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho Silva reúne apoio de sete partidos para eleições municipais

Em evento realizado na noite desta segunda-feira (31) na Câmara Municipal, os partidos PT, PP, PCdoB, PSC, PSD, Solidariedade e PL anunciaram o lançamento da Coligação “Cuidando de Araraquara”, que apoiará o atual prefeito Edinho Silva e seu vice Damiano Neto como pré-candidatos ao pleito que será realizado no dia 15 de novembro. O programa protocolado na Justiça Eleitoral, que é uma versão preliminar do Programa de Governo, pode ser lido AQUI.

Com a presença de lideranças dos partidos e de membros da imprensa local, o encontro seguiu as normas de segurança sanitária previstas em Decreto Municipal por conta da pandemia do novo coronavírus e foi transmitido ao vivo pelo Youtube de Edinho e pelo Facebook do PT Araraquara.

Edinho, que exerceu a função de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2017 a 2020, sempre priorizou a implementação de políticas públicas alicerçadas na inclusão social, transparência e participação popular. Em seu discurso, o pré-candidato a prefeito observou a dificuldade que será promover uma campanha em meio à pandemia do novo coronavírus, já que sua preocupação maior é salvar vidas. 

Edinho lembrou que assumiu a Prefeitura de Araraquara em 2017 com mais de R$ 300 milhões em dívidas, o que afetava Saúde, Educação e Infraestrutura da cidade, porém o trabalho e dedicação de sua gestão fizeram com que a cidade conseguisse reorganizar suas políticas públicas. “Eu penso que a cidade que eu quero construir e que o povo de Araraquara quer construir é uma cidade que conviva com a diferença, conviva com o pensamento diferente e que seja uma cidade capaz de juntar forças, de agregar forças”, destacou o prefeito, lembrando que não se absteve em buscar recursos junto aos governos Federal e Estadual. 

Ainda segundo ele, as parcerias assinadas fizeram com que Araraquara, neste momento, chegasse ao valor de R$ 100 milhões em obras que estão em andamento por toda a cidade, o que o motiva a dar continuidade ao trabalho. “Quero muito ser prefeito mais quatro anos. Minha vontade e minha animação é como se eu estivesse disputando a minha primeira eleição em 2000 porque eu amo Araraquara e eu gosto de Araraquara. Eu gosto de cuidar de gente”, ressaltou. “Eu sei que temos muito o que fazer e humildemente eu sei que posso fazer muito mais. Eu sei que da mesma forma que eu corrigi os rumos de Araraquara nesses últimos quatro anos, nos quatro anos seguintes nós poderemos fazer muito mais porque o principal ajuste já foi feito”, assegurou Edinho. 

Para Damiano Neto, a cidade precisa seguir o caminho que vem sendo traçado nos últimos anos. “É uma honra muito grande para mim estar aqui novamente compondo essa chapa ao lado do Edinho para assumir o compromisso de cuidar da cidade de Araraquara. Nesses quatro anos aprendi muito e testemunhei o compromisso do Edinho com a nossa cidade e por isso não tenho dúvida de que esse é o melhor projeto para Araraquara”, declarou o vice, que também é presidente do PP Araraquara.

União de forças

O presidente do PT Araraquara, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, falou sobre os valores que serão seguidos na campanha. “Faremos uma campanha propositiva, sem ataques, sem baixaria, sem fakenews, sem ódio. Apresentaremos propostas, boas propostas. Tempos difíceis surgirão logo ali na frente, vamos enfrentá-los com nosso conhecimento, nossa experiência, com o compromisso da união, com a junção de partidos e de pessoas que acreditam no desenvolvimento com justiça social, que acreditam em uma sociedade participativa, solidária e humana”, garantiu.
Juliano Malara, presidente do PSD, seguiu a mesma linha. “Quero aproveitar esse momento para falar da satisfação do PSD em estar apoiando e fazendo parte dessa coligação, lembrando que o PSD já vem participando da administração do prefeito Edinho ao longo desses últimos quatro anos através da relação com o deputado Alex de Madureira, que tem nos ajudado muito e inclusive nos pediu para fortalecermos nossa chapa de vereadores para podermos ajudar no quanto pudermos essa coligação que, se Deus quiser, será vitoriosa”, discursou.

Mauro Bianco, presidente do PCdoB, agradeceu Edinho por aceitar esse desafio. “Estamos acostumados a convenções lotadas e agora temos que nos adaptar às novas práticas. Mas é uma convenção com novas práticas para combater as velhas práticas que estão tentando impor ao nosso povo, como a prática do racismo, do ódio, a prática das fakenews, do desemprego, da divisão e da destruição. O Edinho Silva, aqui na nossa cidade, representa exatamente a luta do nosso povo contra essas velhas práticas que querem nos impor. Defender o Edinho para prefeito significa defender um povo digo, participativo, orgulhoso e unido”, destacou.

O presidente do PL, José Branco, salientou a importância de eleger Edinho para lidar com a crise econômica que será decorrente da pandemia do novo coronavírus. “Tenho certeza de que a pandemia vai passar, mas a crise não passa junto com a pandemia. Por isso Araraquara precisa eleger Edinho, um prefeito experiente, um prefeito que mostrou que sabe fazer. Então precisamos do Edinho na Prefeitura até 2024”, discursou. 

Edson Ferreira Pontes, presidente do Solidariedade Araraquara, também enalteceu o projeto proposto pela coligação. “A união é a palavra chave desse novo tempo que estamos vivendo”, resumiu.

“Fico feliz e conte com o partido PSC para essa nova coligação. Juntos venceremos. Somos mais com menos”, destacou Fernando Lopes, presidente do PSC.

O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), elogiou a frase que definirá a campanha. “O Edinho fez a escolha de um slogan, junto com o Damiano, que eu acho que é perfeito, que é ‘Cuidando de Araraquara’. O Edinho é daqueles políticos que cuidam do jardim de todo mundo e não está preocupado com o jardim dele. É isso que faz a política ser importante na vida das pessoas, em especial das que mais precisam”, observou. 


A deputada estadual Márcia Lia falou sobre a missão que Edinho tem pela frente. “De forma muito carinhosa, quero cumprimentar o Edinho, que se dirige para uma guerra, uma batalha, que não será fácil. Mas quero dizer que, pela história que você tem na cidade de Araraquara, pelo governo lindo que você faz, com participação popular, com um governo democrático, um governo que de fato olha para a vida das pessoas e transforma a vida das pessoas, eu tenho certeza de que vamos conseguir, apesar de todas as dificuldades, mostrar para as pessoas em Araraquara que não tem outra pessoa melhor do que você para governar nossa cidade”, opinou. 

Também marcaram presença na cerimônia os vereadores do PT, Thainara Faria, Paulo Landim, Toninho do Mel e Édio Lopes, e os vereadores do PP, Juliana Damus, Roger Mendes e Cabo Magal. Acompanharam de forma online os deputados federais pelo PT, Alexandre Padilha, Paulo Teixeira e Carlos Zarattini, o coordenador do PT na macrorregião de Ribeirão Preto, Gilson Pelizaro, e o presidente estadual do PT, Luiz Marinho, além de Leci Brandão (deputada estadual do PCdoB), Alex de Madureira (deputado estadual do PSD), Gilberto Kassab (presidente nacional do PSD) e Orlando Silva (deputado federal do PCdoB).

Ao final da transmissão, foram registrados 1.500 comentários e reações no Facebook, 100 reproduções de vídeos no Youtube e 16 mil pessoas alcançadas no Facebook, o que fez desse o lançamento de campanha de maior audiência na história de Araraquara.

Convenções partidárias

Também nesta segunda-feira, antes do lançamento da coligação, foram realizadas as convenções partidárias que oficializaram seus respectivos pré-candidatos a vereadores ao longo do dia. O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou a candidatura de 27 candidatos, com 55% composto por mulheres. 

“Nossa chapa representa todo o conjunto da nossa cidade. É diversa. É qualificada. É plural. Uma chapa em que a maioria das candidatas são mulheres é algo histórico na política de Araraquara”, se orgulha Dicão, presidente do PT Araraquara.

WhatsApp Edinho Prefeito