Edinho se reúne com representantes de escolas particulares - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho se reúne com representantes de escolas particulares

O prefeito Edinho se reuniu, no fim da tarde desta terça-feira (22), com representantes de escolas particulares de Araraquara, que reivindicam a retomada de prestação de serviços escolares. Também participou do encontro o empresário Antônio Deliza Neto, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), que vem participando das várias reuniões do prefeito com os diferentes segmentos econômicos de Araraquara.

O Gepa (Grupo das Escolas Particulares de Araraquara) expôs as dificuldades econômicas do setor, já que a pandemia obrigou a suspensão das aulas presenciais em março; apontou experiências em diferentes países que retornaram suas atividades na educação e também apresentou propostas de protocolos sanitários para a retomada das atividades, que incluem planos e fases diferentes, com horários e turmas reduzidas.

Antes, eles acompanharam uma explicação da secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, sobre o cenário atual da doença em Araraquara e a evolução dos casos e óbitos nos últimos dias. Hoje, o município possui 4.001 casos confirmados e 45 óbitos.

O prefeito Edinho acompanhou as apresentações e enfatizou que qualquer flexibilização implantada no município é decidida pelo Comitê de Contingência do Coronavírus do Município, coordenado por Eliana Honain e composto por diferentes secretárias municipais, e pelo Comitê Científico, do qual fazem parte diretores clínicos de hospitais públicos e privados, infectologistas e demais autoridades de saúde do município e região.

“São esses dois Comitês que decidem sobre os passos da retomada econômica de Araraquara, com muita responsabilidade. Estamos realmente num momento difícil hoje, que nos faz, inclusive, implementar novas medidas de intensificação de enfrentamento à pandemia. São ações na assistência em saúde e na fiscalização do nosso decreto, para reforçar o cumprimento das medidas sanitárias que podem nos ajudar a melhorar essa situação. Sem vacina, sempre haverá o risco do retrocesso”, afirmou o prefeito. Para Edinho, o momento crítico exige união. “Eu me disponho a construir com vocês um processo de retomada responsável, mas, neste cenário de hoje do Coronavírus na cidade, não é possível. Precisamos melhorar essa curva de casos e, principalmente, de óbitos. O diálogo com vocês está permanentemente aberto, mas precisamos ser responsáveis para não regredir nessa retomada. Por enquanto, estamos implementando novas ações de enfrentamento e realmente esperamos melhorar este cenário atual. Estamos retomando nossas atividades com o olho na ciência, para não errar, porque nossa prioridade é salvar vidas”, destacou o prefeito, se prontificando a se reunir com o grupo novamente.

Participaram também do encontro na Prefeitura, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos e demais integrantes do Comitê de Contingência da área da Saúde.

WhatsApp Edinho Prefeito