Edinho investe na modernização do transporte público de Araraquara
Poucas cidades do Brasil contam com um sistema de transporte público capaz de oferecer tanta qualidade e conforto como Araraquara. Para isso, a inovação é a principal aposta para manter o serviço sempre atualizado e pronto para atender seus usuários com pontualidade e segurança. E não faltam ações de interatividade para facilitar o uso do transporte por parte do usuário e ao mesmo tempo fornecer ao Município dados importantes para que as melhorias sejam constantes em cada linha. Confira algumas das iniciativas colocadas em prática nos últimos anos:
• Novos veículos – Veículos cada vez mais estruturados são utilizados no transporte coletivo de Araraquara. Os novos ônibus da Controladoria do Transporte de Araraquara seguem todas as normas de acessibilidade, incluindo elevador e espaço interno para cadeirantes, e grandes novidades como câmeras internas, indicador de itinerário na lateral do veículo e nove tomadas USB para carregamento de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos.
• Interação com o público – Implantação da Central de Informação e Ouvidoria do Terminal de Integração, que recebe sugestões, críticas e denúncias dos usuários do transporte coletivo da cidade, além de recarregar os créditos do cartão utilizado pelos passageiros.
• Painéis de controle de horários – O TCI também passou a contar com quatro painéis de controle de horários de ônibus do transporte público instalados pela Prefeitura nas avenidas Portugal e São Paulo. São duas TVs de telas plana, de 60 polegadas, que através de antenas de GPS, mostram o horário em que cada ônibus chega ao Terminal e o nome da respectiva linha.
• Aplicativo ‘Seu Ônibus – Em 2019 foi lançado o App ‘Seu Ônibus’, disponível para celulares e tablets com sistemas Android e iOS, que fornece para o usuário, em tempo real, a previsão de chegada do ônibus no ponto de embarque, a localização exata do veículo e o horário do próximo ônibus. O aplicativo também traz a lista de todas as linhas disponíveis na cidade e os pontos de ônibus mais próximos dos usuários.
• Melhoria no transporte de alunos – O Município também promoveu o aprimoramento da estrutura de transporte dos alunos da rede pública de ensino. Todos os ônibus possuem os equipamentos de segurança exigidos para fazer o transporte de alunos, como cinto de segurança, capa de emergência, cadeirinhas para os bebês, espaçamento de abertura de janela e tacógrafos que registram todo histórico de horários e velocidade dos veículos.
• Abrigos bem cuidados – A Prefeitura realiza frequentemente a manutenção, limpeza e instalações de abrigos nos pontos do transporte coletivo nos bairros. Alguns desses abrigos passam por serviços de corte de mato e roçada, como áreas municipais de Bueno de Andrada, do Assentamento Monte Alegre e também do Jardim Igaçaba, Vale do Sol e Jardim Iedda. Em alguns locais foram reinstalados alguns abrigos, como ocorreu nos bairros do Adalberto Roxo, Selmi Dei e Jardim América. Outros locais recebem obras de rampas de acessibilidade, como recentemente instalada na Praça do Paliteiro (Jardim Primavera) e em Bueno de Andrada.
• Agilidade na substituição – Com uma frota de ônibus com a média de um ano de uso, são raros os casos de quebras ou problemas mecânicos, porém quando isso acontece, a substituição do carro é feita de forma imediata, através de monitoramento.
• Mudanças nas linhas – Após pedidos de passageiros, a Controladoria do Transporte de Araraquara promove frequentes alterações estratégicas em algumas linhas de transporte coletivo. Um exemplo ocorreu na linha Selmi Dei/Yolanda Ópice, que passou a atender o Jardim Santa Júlia III. Outra exemplo de mudança beneficiou o Jardim Maria Luiza IV, que passou a ser atendido pela linha Maria Luiza/De Santi.
• Acessibilidade – A acessibilidade também é uma das grandes preocupações da Prefeitura. O Município conta com serviço de transporte especial, que tem o objetivo de garantir o deslocamento das pessoas com deficiência por meio de micro-ônibus adaptado. O serviço opera hoje, preferencialmente, no transporte de cadeirantes que precisam de acompanhante, uma vez que todas as linhas de ônibus da cidade já possuem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
• Reformulação do Conselho de Usuários de Transporte Coletivo de Araraquara – Visa a participação da sociedade organizada, em especial dos usuários do transporte público coletivo, no processo de planejamento e gestão desse serviço na cidade para seu constante aperfeiçoamento. A reformulação, que possibilitou a criação de conselhos regionais e sub-regionais, também criou a Conferência Municipal do Transporte Coletivo para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para os Usuários do Transporte Coletivo.
• Veículos extras – Por meio de pesquisas sobre sobre a ocupação de ônibus em algumas linhas do transporte público, a Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) tem conhecimento dos horários que apontam aumento na demanda de usuários, o que permite que o órgão coloque carros extras nas linhas.
• Benefício a estudantes que viajam para outras cidades – Após uma processo de conversas entre o prefeito Edinho e o Consórcio Araraquara de Transportes, foi realizada uma ampliação do benefício do vale-transporte para estudantes que moram em Araraquara e fazem faculdade em outras cidades. O estudante tinha direito a meia passagem somente no deslocamento entre o Terminal Rodoviário e a cidade de destino (por exemplo, São Carlos). Com a decisão, a meia passagem passou a ser oferecida também nas linhas de ônibus de transporte coletivo.
• Mais segurança – O TCI também contou com a instalação de vinte câmeras de videomonitoramento, que funcionam em tempo real com a Guarda Municipal para oferecer maior segurança aos usuários. O local ganhou nova tubulação nas redes de água e esgoto e uma nova infraestrutura, com a reforma dos banheiros feminino, masculino e para portadores de deficiência, além da implantação de um fraldário.
• Gratuidade a pacientes com câncer – A Prefeitura de Araraquara regulamentou a lei que garante a gratuidade na tarifa do transporte público para pessoas que estejam em tratamento de neoplasia maligna (câncer).
• Site reformulado – A reformulação do site da Controladoria do Transporte de Araraquara (www.ctaonline.com.br) ampliou as opções de serviços disponíveis aos usuários do transporte coletivo e à população em geral. Além da relação completa de linhas operadas pelo Consórcio Araraquara de Transportes (formado por Empresa Cruz e Viação Paraty), o internauta também pode buscar o nome de uma rua ou avenida e descobrir quais linhas passam pelo local.
• Cuidados na pandemia – A pandemia do covid-19 também exigiu uma série de procedimentos especiais que priorizam a saúde dos passageiros. Os ônibus do transporte público passam por processos de limpeza e higienização ao longo de cada dia. O mesmo procedimento é realizado toda noite, após o final das operações. Equipes especializadas também fazem a higienização durante o dia no Terminal Central de Integração (TCI) e nas garagens. Vale ressaltar que todo usuário do transporte público de Araraquara tem que estar de máscara nos ônibus. Todos os operadores do sistema passaram por testes de covid-19 e trabalhadores dos grupos de risco foram afastados. Também há recipientes de álcool e gel espalhados pelo Terminal para o uso das pessoas.
• Lei do Uber – Em 2018, o prefeito Edinho sancionou a lei que regulamenta o serviço de transporte privado individual de passageiros a partir de aplicativos para celular (conhecida como “lei do Uber”) em Araraquara, proposta de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB) e aprovada pela Câmara Municipal. A lei estabelece diversas regras para que a atividade seja exercida.