Com Edinho, praças ganham lazer, segurança e sustentabilidade - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Com Edinho, praças ganham lazer, segurança e sustentabilidade

Dentro de um cenário em que as pessoas parecem se afastar cada vez mais do convívio social, a praça pública se torna um importante fator de integração entre moradores de uma determinada região, além de ser um verdadeiro refúgio que reúne área verde, lazer e tranquilidade. Nesse contexto, o prefeito Edinho Silva sempre se preocupou em cuidar das praças de Araraquara, que contam cada vez mais com atrativos que possibilitam a busca pela socialização, a atividade física e o equilíbrio emocional, com locais marcados por uma iluminação de primeira qualidade, segurança e sustentabilidade. Confira a seguir algumas ações da atual gestão municipal visando oferecer mais qualidade de vida nas praças da cidade:

Implantação de novas praças – Entre os locais que ganharam novas opções de lazer está a região do Parque São Paulo e do Altos de Pinheiros, onde os moradores foram presenteados com a Praça Teresinha Laurinda de Jesus Negrini, uma área de 13 mil m² com muito verde, pista de caminhada, academia ao ar livre e playground. Outro local que chega para proporcionar diversão e tranquilidade é a Praça dos Voluntários do Jardim Maria Luíza, na zona norte de Araraquara, que caminha para sua conclusão. O local foi construído por uma iniciativa dos moradores, que contou com o apoio da Prefeitura na instalação de uma academia ao ar livre, terraplenagem do terreno e a autorização para a comunidade implantar o paisagismo.

Revitalização de praças – Tão importante quanto inaugurar novas praças na cidade é melhorar as antigas. A Praça Sebastião dos Santos, conhecida como Praça do Dominó (Cecap) e a praça Carmella Vulcano Greicco (Jardim Brasília) foram totalmente revitalizadas. Outros locais que passarão por reformas são a Praça Paulo Mascia (Yolanda Ópice), a praça do loteamento São Bento e o Bosque Eduardo Michetti (Jardim Aclimação).

Podas e roçagem – Todas as praças da cidade também contam com frequentes serviços de roçagem, bem como podas de árvores e arbustos. Um exemplo recente desses cuidados é a Praça do Carmo, de onde foram removidas as árvores comprometidas. Ainda em torno dessa questão, a Diretoria de Gestão Ambiental do Daae está desenvolvendo um programa de monitoramento dos exemplares arbóreos emblemáticos das praças públicas do município. São mais de 100 praças, portanto, este trabalho deverá ser aprimorado nos próximos meses.

Praças sustentáveis – Em 2020 foi inaugurada a primeira praça sustentável de Araraquara, que fica localizada no Jardim Universal. O projeto tem como conceito a sustentabilidade, a partir da reutilização de materiais descartados na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) e do emprego de mão de obra própria, gerando custo zero à autarquia. Outra praça sustentável será implantada nas proximidades do Córrego da Água Branca, entre os bairros Jardim Dumont e Cruzeiro do Sul.

Mais segurança – Local muito utilizado para caminhadas, exercícios e passeios, a Praça Major Abel Fortes, a do Parque Infantil, no Centro de Araraquara, recebe um cuidado especial da gestão municipal. O local recebeu 90 novos pontos de energia edificados. Ao todo, serão 126 pontos e cada ponto terá poste com luminárias. A segurança do local também foi melhorada com mais rondas diárias da Guarda Municipal.

Iluminação – Recentemente, a Prefeitura também remodelou a iluminação pública na Praça São Benedito (Vila Xavier), e na Praça Lívio Abramo (Teatro Municipal), ambas as praças com tecnologia LED, dentro do programa ‘Ilumina Araraquara’. Ao todo, o programa já investiu R$ 2,5 milhões na melhoria da iluminação em diversos pontos da cidade, como o Bosque do Botânico, a Praça Carmella Vulcano Greicco (Jardim Brasília), entre outros locais. Também foi dada a ordem de serviço para início da revitalização da iluminação das seguintes praças: Praça da Independência (Centro), Praça do Carmo e as áreas de lazer Tom Zé (Jardim América), Dirce Cruz Vintecinco (Jardim Del Rey) e George Washington Rocha (Jardim das Hortênsias), num aporte de mais de R$ 540 mil.

Eventos culturais – As praças da cidade também são cenários de inúmeras atrações culturais gratuitas que podem ser aproveitadas por toda a família. Alguns exemplos de eventos de sucesso são o Choro das Águas (Praça do Daae), Dia do Brincar (Parque Infantil), Parque Vivo (Parque do Botânico), Feira da Lua e a Feira do Pôr do Sol (Praça das Bandeiras), Dia Nacional do Samba (Praça da Independência) e Rolêfeira (Praça do Faveral). A Praça Praça Pedro de Toledo, a Praça do Carmo e a Praça Scalamandré Sobrinho também são verdadeiros centros de lazer e shows musicais.

Parceria com moradores – Moradores do Jardim Padre Anchieta têm sido um exemplo de parceria com o poder público na conservação do meio ambiente. A comunidade auxilia na limpeza de uma área institucional do Município na Avenida Júlio Prestes Albuquerque, entre as ruas Dolores Malavolta e Ítalo Angeliere, e já plantou centenas de mudas de árvores. Máquinas da Prefeitura fizeram a limpeza para que mais mudas sejam plantadas pela comunidade.

Promoção da conscientização – As praças da cidade também recebem frequentemente ações de conscientização social ou ambiental. Um exemplo claro é a Campanha de Coleta Seletiva de Resíduos Eletroeletrônicos, que já foi realizada na Praça do Cecap e na Praça Pedro de Toledo. Os aparelhos são direcionados à Casa Cairbar Schutel, que criou o projeto de Oficina de Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos, dando um importante passo em prol do meio ambiente e da reabilitação psicossocial de seus assistidos. Outro exemplo é a Feirinha de Adoção de Animais, que é frequentemente realizada no Parque Infantil. O encontro tem o objetivo de promover e alertar para a adoção responsável de cães e gatos abandonados ou perdidos, adultos e filhotes, que aguardam uma chance de ter um espaço onde possam receber e também doar amor e carinho.

WhatsApp Edinho Prefeito