Com valorização da GCM, Araraquara está mais segura", diz Edinho - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Com valorização da GCM, Araraquara está mais segura”, diz Edinho

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara, que completará 19 anos no mês de novembro, foi criada na primeira gestão do prefeito Edinho Silva (2001) e já contou com a contratação de quatro turmas ao longo de sua história. Nos últimos anos, no entanto, sua evolução foi evidente, já que a atual gestão municipal investiu em melhorias e projetos que fazem com que a participação da GCM na proteção do povo araraquarense se torne cada vez mais primordial. Confira algumas das ações do prefeito Edinho que ajudaram a melhorar a qualidade do serviço da Guarda Municipal:

Novos veículos – Por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Prefeitura de Araraquara conseguiu dez novos veículos 0 km para a Guarda Civil Municipal, sendo sete automóveis e três motocicletas de 250 cilindradas. O investimento foi de R$ 726 mil. A frota da GCM era de 12 veículos. Com a chegada das novas viaturas, a Guarda devolveu três veículos locados e a sua frota passou a ter 19 veículos.

Modernização da Central de Videomonitoramento – Com objetivo de reforçar a segurança em Araraquara, a Prefeitura instalou 30 novas câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. Com isso, o município passou a contar, no total, com 47 câmeras que monitoram o movimento de veículos e pedestres nas ruas e avenidas por meio da Central de Videomonitoramento, instalada na sede da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Trata-se de uma importante ferramenta para a elucidação de crimes e no auxílio às polícias Militar e Civil, no que tange ao fornecimento de imagens do flagrante e acompanhamento do trajeto do criminoso. Um exemplo da eficiência do videomonitoramento ocorreu em abril, quando agentes da GCM utilizaram imagens para prender um homem suspeito de ter furtado um ônibus no Terminal Central de Integração.

MONI – A Prefeitura implantou o programa de monitoramento dos equipamentos públicos, MONI, que compreende a instalação de alarme integrado às câmeras de vigilância instaladas em 161 próprios públicos municipais. Com isso, a Central de Videomonitoramento da GCM também faz o monitoramento à distância, realizando o trabalho de prevenção de delitos ao patrimônio público e segurança de servidores.

Câmera Cidadã – Iniciativa lançada no ano passado pela atual gestão municipal que tem como objetivo reunir em uma única plataforma, câmeras particulares de interesse público e câmeras públicas, com o escopo de integrar tal tecnologia no combate à criminalidade. Com isso, a Guarda Civil Municipal ampliou ainda mais o seu sistema de vigilância, propiciando ao cidadão e às Polícias Civil e Militar o fornecimento de imagens (acidentes de trânsito, averiguações criminais, averiguações administrativas etc).

Digitalização do sistema de radiocomunicação – O prefeito Edinho promoveu também a implantação do sistema de radiocomunicação digital da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública. A mudança do processo, que anteriormente era analógico, garante maior eficiência na comunicação. Com isso, os agentes da Guarda Civil Municipal, de trânsito e da Defesa Civil passaram a se comunicar com a central da Secretaria de Segurança de maneira mais dinâmica e segura, obtendo melhoria significativa em todas as trocas de comunicação sobre as ocorrências.

Projetos educacionais – Outra iniciativa lançada no atual mandato municipal é o Programa ‘Guardando o Amanhã’, que é destinado às quartas séries do ensino fundamental. Nele, a Guarda Civil Municipal aborda temas como cidadania, segurança ao entorno da escola e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Patrulha Maria da Penha – Programa lançado em 2018 pelo prefeito Edinho. O Município disponibiliza uma viatura específica da Guarda Municipal, com duas guardas mulheres, para circular nos locais em que mulheres que possuem medida protetiva precisem de maior segurança.

Campanha contra o cerol – Por meio das secretarias municipais de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública, Educação, Cultura e Esporte e Lazer, a Prefeitura criou a campanha ‘Legal é Pipa sem Cerol’, que visa, com o auxílio da Guarda Municipal, alertar os jovens sobre os perigos do uso das linhas cortantes para empinar pipas.

Combate à dengue – Em uma ação cada vez mais rígida no combate à dengue por parte da Prefeitura, a GCM e a Fiscalização de Trânsito têm participado de forma decisiva em Operações de Descarte Irregular de Entulhos, atuando concomitantemente com os fiscais de posturas.

Ações na pandemia do coronavírus – Em uma ação integrada, o prefeito Edinho implementou operações que têm o objetivo de fiscalizar e orientar pessoas e estabelecimentos na contenção da pandemia do novo coronavírus. Uma ação que ganhou destaque nesse segmento ocorreu em abril, quando a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, registrou durante operação na Praça dos Advogados, na Vila Harmonia, o encaminhamento à Delegacia de uma munícipe por desobediência, desacato, resistência, lesão corporal e infração de medida sanitária preventiva. A mulher descumpria o Decreto Municipal nº 12.236, de 23 de março de 2020, que reconhece no município o estado de calamidade pública, decorrente da pandemia do Covid-19. Este decreto determinou a vedação do acesso da população aos equipamentos públicos, parques e praças municipais de lazer, desporto e cultura, proibindo assim qualquer situação que implique ou resulte em aglomeração de pessoas. A mulher não aceitou as orientações, desobedeceu e desacatou os Guardas Municipais, além de agredir uma das Guardas com uma mordida no braço, causando uma lesão corporal. Poucos meses depois, as medidas de endurecimento implantadas pela Prefeitura na contenção de aglomeração de pessoas na cidade mostraram eficiência, já que Araraquara possui o menor índice de mortes decorrentes do coronavírus. Cabe citar que qualquer cidadão pode ligar para a Guarda Municipal, no telefone 153, que irá até o local checar a denúncia e fazer a abordagem. As denúncias também podem ser feitas à Polícia Militar, pelo 190, e à Ouvidoria do Município, pelo 156.

WhatsApp Edinho Prefeito