Edinho pede colaboração da população no combate à Covid-19 - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19
MAPA DE OBRAS

Edinho pede colaboração da população no combate à Covid-19

edinho silva

Araraquara chegou a 2 mil casos confirmados da doença e tem aumento na transmissão nos últimos dias, o que preocupa as autoridades de saúde

O prefeito Edinho utilizou suas redes sociais para pedir o apoio da população de Araraquara no enfrentamento à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O município ultrapassou nesta terça-feira (4) a marca de 2 mil casos confirmados.

O Comitê de Contingência do Coronavírus alerta que o ritmo de crescimento de casos positivados para a doença está aumentando nos últimos dias. Além da ampla testagem, um relaxamento de parte da população no isolamento social e nas medidas sanitárias contribui para esse avanço da Covid-19.

“Araraquara precisa estar atenta, porque a doença está circulando muito e as pessoas estão se contaminando. Alguns podem dizer, e é verdade, que a taxa de letalidade é baixa, de menos de 1%. Nós temos hospital de campanha, o polo da Vila Xavier, temos uma estrutura. Temos o hospital de Américo Brasiliense, a Santa Casa, os hospitais particulares. Mas chegamos a 2 mil casos, com 19 pessoas que perderam suas vidas e provocam uma dor imensa nas famílias. Se não tomarmos cuidado e chegarmos a 4 mil casos, serão 40 pessoas que perderam suas vidas, mesmo com a taxa de letalidade em 1%. Não quero que as famílias de Araraquara tenham entes queridos mortos pela Covid-19”, disse o prefeito em transmissão ao vivo.

“Existe um certo relaxamento que precisa ser coibido. Se as medidas não forem respeitadas, mais pessoas serão contaminadas e correrão o risco de estarem perdendo suas vidas. Não pense que superamos o risco da pandemia. Não pense que a morte está distante”, alertou Edinho.

O prefeito ainda explicou que o funcionamento do comércio não deve ser encarado como uma volta à normalidade por parte da população. Só deve continuar saindo de casa quem realmente precisar.

“Nós podemos ter atividades econômicas funcionando para preservar empregos e combater a crise gerada pelo coronavírus. Mas não é porque temos algumas atividades funcionando, e que Araraquara está estruturada, que vamos expor ao risco as pessoas que amamos. Faço um apelo: até que se descubra a vacina, o que parece estar próximo, é importante o isolamento. É a melhor medida neste momento para evitar o contágio. Peço sua colaboração e ajuda”, completou.

Testagem
Araraquara está acima do índice estadual e nacional de testagem de casos suspeitos da Covid-19: são 7.281 testes feitos a cada 100 mil habitantes da cidade contra 6.206 no Brasil e 3.894 no estado de São Paulo.

“A gente testa muito para identificar os pacientes contaminados e cuidar da saúde desses pacientes, internando o mais rápido possível para que a doença não se agrave e que eles não precisem de leitos de UTI”, reforça o prefeito.

Esse sistema de testagem ganhou um reforço no último final de semana, com a aquisição de uma máquina capaz de emitir o diagnóstico de Covid-19 em até duas horas. A nova tecnologia será utilizada para pacientes acima de 50 anos, a quem é recomendada a internação preventiva o mais rápido possível para prevenir complicações.

Em caso de qualquer sintoma que possa ser de Covid-19, o Comitê de Contingência orienta que o paciente procure o Polo de Atendimento Estratégico da Vila Xavier para atendimento e coleta de exames. O polo inclui a UPA da Vila Xavier e os leitos de enfermaria na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Situação epidemiológica
Segundo o Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus desta terça-feira (4), Araraquara confirmou mais 55 casos de Covid-19, chegando ao total de 2.054 desde o início da pandemia. São 19 óbitos registrados e dois em investigação.

Os principais sintomas da Covid-19 são febre, tosse, cansaço e falta de ar, mas também são relatados casos de perda de paladar e olfato. Os principais grupos de risco são idosos, pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas.

Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), o isolamento social e o uso de máscaras (se precisar sair de casa).

Mais informações sobre o novo coronavírus estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus.

TAGS

    Tags:
WhatsApp Edinho Prefeito