Edinho Silva: "Transmissão precisa diminuir para que vidas sejam salvas" - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho Silva: “Transmissão precisa diminuir para que vidas sejam salvas”

O prefeito Edinho Silva se reuniu no final da tarde desta quarta-feira (19) com os integrantes do Comitê de Contingência do Coronavírus para avaliação da situação da pandemia da Covid-19 em Araraquara. O município está com média de 50 casos confirmados por dia e chegou a 25 mortes pela doença, sendo duas confirmadas nesta quarta-feira.

“Neste momento, somente o nosso hospital de campanha, o Hospital da Solidariedade, possui leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à disposição dos pacientes positivados e que necessitem de maiores cuidados. Outros hospitais públicos e privados estão trabalhando no limite de ocupação”, explicou Edinho.

“A nossa letalidade da doença é baixa, de menos de 1%, o que reflete nossa alta testagem, o acompanhamento dos pacientes confirmados e seus familiares, além da internação preventiva dos grupos de risco. Mesmo assim, são 25 vidas perdidas, 25 famílias enlutadas. A transmissão da doença precisa diminuir para que outras vidas sejam salvas, outras famílias não passem por esse sofrimento”, acrescentou o prefeito.

Diante do atual quadro, uma reunião que estava agendada para esta quarta-feira com as entidades empresariais representantes do comércio e do setor de serviços foi reagendada para a próxima segunda-feira (24). O prefeito irá dialogar com as entidades com o objetivo de construir ações conjuntas que diminuam as contaminações e diminuam o risco de óbitos.

“É muito importante que toda a população só saia de casa se for muito necessário, utilize máscaras e lave frequentemente as mãos. Não é recomendado chamar familiares em casa e participar de aglomerações. A luta contra a Covid-19 ainda não acabou e só irá acabar com a descoberta da vacina. Enquanto isso, todos nós precisamos fazer esse esforço para salvar vidas”, completou Edinho.

Reunião com governo estadual e prefeitos da região

Na manhã desta quarta, Edinho participou de uma reunião, por videoconferência, com representantes do Governo do Estado de São Paulo e prefeitos da região para dialogar sobre as ações de enfrentamento à Covid-19. “É uma reunião frequente e fundamental para que o trabalho seja feito de forma conjunta e articulada”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, a preocupação de Araraquara é a mesma dos prefeitos da região. “Enquanto a vacina não é produzida para imunização da população, o que deve ocorrer somente no início de 2021, está nas mãos de todos nós a tarefa de frear a transmissão do vírus”, salientou.

Participaram da reunião Fernando Medeiros (diretor de Desenvolvimento Regional) e Antônio Imbassahy (secretário especial do Governo de São Paulo), além de prefeitos da região de Araraquara. Estiveram com Edinho na reunião o vice-prefeito Damiano Neto, a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Talitha Martins, as secretárias Amanda Vizoná (Planejamento e Participação Popular) e Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça e Cidadania), além do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

WhatsApp Edinho Prefeito