Pessoas com deficiência têm atenção especial do prefeito Edinho Silva - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Pessoas com deficiência têm atenção especial do prefeito Edinho Silva

As pessoas com deficiência têm uma atenção especial do prefeito Edinho Silva. Em seu mandato, diversas medidas foram colocadas em prática visando uma maior acessibilidade em espaços públicos e também mais oportunidades para esse público. A atual gestão municipal entende que somente quem convive com as dificuldades é capaz de sugerir as melhores alternativas para resolvê-las, por isso o Orçamento Participativo conta com a Temática Especial das Pessoas com Deficiência, onde elas propõem suas demandas que serão incluídas no Orçamento Municipal. Durante o mandato, a temática elegeu melhorias de acessibilidade no Parque do Pinheirinho e em outras áreas de lazer da cidade, com a construção de mais rampas, a implantação de brinquedos adaptados, de fraldário, entre outras melhorias.

Outra obra de grande importância nessa área, também eleita no OP, foi a implantação do Centro Dia para a Pessoa com Deficiência ‘Professor Joaquim Ferreira Vieira’, uma parceria entre Prefeitura e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O serviço especializado, que fica anexo à sede da Apae, na Vila Xavier, tem o investimento de aproximadamente R$ 700 mil por ano. Seu objetivo é oferecer todo o acolhimento necessário, com oficinas terapêuticas, espaço para crianças e mães, leitos para cadeirantes e atendimento que inclua as pessoas com deficiência intelectual. O local, que pode atender até 30 pessoas entre 18 e 59 anos de idade com deficiência intelectual, conta com salas de assistência social, oficina de habilidades (básicas e sociais), oficina de relações, descanso, coordenação, recepção e banheiros. A equipe é composta por 19 profissionais, entre coordenador geral, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores e profissionais para funções administrativas, de limpeza e cozinha.

Edinho também transformou em realidade o Centro de Referência do Autismo, que está pronto e teve sua inauguração adiada por conta da pandemia do coronavírus. O local vai assegurar um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas de Araraquara e da microrregião. Sua estrutura conta com salas de atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimento individual e em grupo, sala de reunião, recepção e banheiros.

Vários locais públicos ganharam reformas com o intuito de melhorar a acessibilidade em Araraquara, entre eles o TCI (Terminal Central de Integração). Antes das melhorias, o cadeirante não tinha acesso e era preciso se deslocar até a Avenida Portugal e fazer uso do portão de carga e descarga para adentrar. Com a obra, o acesso passou a ser disponível pelas cabines tanto da Avenida Portugal quanto pela Avenida São Paulo. Outra ação que fortaleceu a acessibilidade em Araraquara durante a gestão do prefeito Edinho foi o elevador instalado no Terminal Rodoviário. O equipamento atende à solicitação da Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana, a fim de melhorar a acessibilidade do local e modernizar o espaço. O Parque do Basalto, que tem suas obras em fase de finalização, também ganhou rampas de acessibilidade junto com as passarelas e escadarias que dão acesso à cachoeira.

A gestão de Edinho também implantou lombofaixas em diversos pontos da cidade, especialmente em regiões escolares. As rampas de acessibilidade oferecerem condições de igualdade no deslocamento às pessoas com deficiências, que usam cadeiras de rodas, e beneficiam as mães com carrinhos de bebê, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o Município passou a contar com mais vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e um dos maiores exemplos pode ser conferido na Alameda Paulista, na Vila Xavier. A acessibilidade também esteve presente nos eventos promovidos pela Prefeitura, como a Facira, que permitiu total acesso às pessoas com deficiência, tanto na feira quanto nos shows realizados na Arena da Fonte Luminosa.

Edinho também entregou à população um veículo Spin 0 km adaptado para cadeirantes que utilizam o serviço de transporte especial da Prefeitura. O veículo foi adquirido pelo CAT (Consórcio Araraquara de Transportes), que opera as linhas de ônibus da cidade, e é utilizado exclusivamente por cadeirantes que necessitam de acompanhante, e que hoje utilizam o transporte agendado de maneira esporádica. O transporte agendado foi implantado pelo prefeito Edinho em 2001, em seu primeiro mandato, a fim de garantir o deslocamento das pessoas com deficiência por meio de micro-ônibus adaptado. O serviço opera hoje, preferencialmente, no transporte de cadeirantes que precisam de acompanhante, uma vez que todas as linhas de ônibus da cidade já possuem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

WhatsApp Edinho Prefeito