Edinho apoia famílias que perderam plantações em incêndio no Bela Vista - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho apoia famílias que perderam plantações em incêndio no Bela Vista

O prefeito Edinho Silva visitou o Assentamento Bela Vista na tarde desta sexta-feira (18) para conversar com famílias que sofreram danos em suas plantações por conta de um incêndio de grandes proporções que atingiu o local na quinta-feira (17). O prefeito foi recepcionado pela moradora Fátima Bueno e seu marido Joaquim Bueno Neto, que estavam acompanhados da filha Lúcia Bueno.

A família perdeu toda sua produção de bananas e mangas, além de ter seu pasto e hortas consumidos pelas chamas. “É uma situação muito triste. Claro que ninguém pode adivinhar uma situação como essa, um incêndio que ninguém sabe de onde veio, um incêndio na zona rural, que o vento traz. A família tentou, a todo custo, segurar o fogo. Mas a velocidade e a intensidade do fogo é algo que não se pode controlar. Foi acionada a equipe de bombeiros da usina, já que o assentamento faz divisa com a antiga Usina Zanin. Nós queremos também apurar a atuação da usina nesse episódio”, revelou Edinho.

O prefeito assegurou que a Prefeitura buscará uma alternativa para amparar os produtores rurais que foram prejudicados pelo incêndio. “Estamos aqui para dar todo apoio, não só à dona Fátima, mas a todos os outros produtores do assentamento, pessoas que dependem da produção familiar, que também foram atingidas e tiveram boa parte de sua produção perdida. Vamos dar todo apoio necessário para que essas famílias possam reconstruir as suas condições de produção”, salientou Edinho, que lembrou que todos os produtores do Assentamento Bela Vista estão inseridos nos programas de segurança alimentar da Prefeitura, que viabilizam a venda os produtos nas feiras em Araraquara.

Segundo ele, a gestão do Assentamento Bela Vista é do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a quem a Prefeitura irá procurar para tratar do caso. “Vamos, junto com o Incra, propor um plano de ajuda a essas famílias que perderam sua capacidade de produção”, garantiu.

O prefeito também valorizou a atuação dos órgãos públicos durante o incêndio no Bela Vista. “Quero agradecer muito à equipe da Prefeitura, que prontamente se mobilizou. Ao contrário do que foi dito, a Defesa Civil e os guardas municipais da Prefeitura estavam aqui ajudando no combate ao incêndio, mas quem conhece a situação rural sabe que quando o fogo se alastra, é muito difícil de se combater”, completou.

Acompanharam Edinho no assentamento o vice-prefeito Damiano Neto, os secretários municipais Amanda Vizoná (Planejamento e Participação Popular) e coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), a coordenadora de Agricultura, Enedina Ferreira Andrade, o diretor operacional do Daae, Fernando Lourencetti, o responsável pela Defesa Civil, Luiz Dall’Acqua, e o corregedor da Guarda Municipal, Reginaldo Bolato.

WhatsApp Edinho Prefeito