Edinho apresenta Programa de Governo - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho apresenta Programa de Governo

Foi realizado na manhã deste domingo (27), no Hotel Dan Inn, o lançamento do Programa de Governo do prefeito Edinho e da Coligação ‘Cuidando de Araraquara’ 2021-2024. O evento, que também marca o início da campanha eleitoral, foi realizado para poucos convidados e respeitou os protocolos de prevenção ao coronavírus, com transmissão ao YouTube (yt.com/edinhosilvapt). O documento já está disponível para consultas e download no site do prefeito (www.edinhosilva.com.br).

O documento foi elaborado com a participação popular, após a realização de 12 plenárias temáticas em que representantes de diversos segmentos puderam contribuir com sugestões e propostas. Uma prévia da publicação já havia sido apresentada e protocolada na Justiça Eleitoral, porém neste domingo foi apresentada a versão ampliada e detalhada das propostas.

O Programa de Governo é dividido em cinco eixos: 1- Planejamento urbano, ambiental e gestão do território; 2- Desenvolvimento econômico sustentável e solidário; 3- Políticas sociais, inclusão e garantia de direitos; 4- Modernização, democratização, transparência na gestão municipal e controle social; 5- A cidade do futuro é construída no presente – reafirmando compromissos. Além das propostas para cada um dos eixos, o documento traz também um balanço do que foi realizado na atual gestão Edinho.

Edinho segue para a disputa eleitoral de 2020 novamente ao lado de Damiano Neto (Progressistas), candidato a vice. Com 136 candidatos a vereador, a Coligação ‘Cuidando de Araraquara’ é composta por: PT, Progressistas, PSC, Solidariedade, PSD, PCdoB e PL.

Governar com o povo

Em seu discurso, Edinho afirmou que está motivado para encarar os desafios de um novo mandato, agradeceu a equipe que o auxiliou no trabalho de elaboração do Programa de Governo e falou sobre a importância que atribui ao planejamento traçado. “O programa de Governo, para mim, tem muito significado. Ele vai nortear o nosso mandato se o povo de Araraquara me der a oportunidade de ser prefeito por mais quatro anos. Para nós, o Programa de Governo não é fictício, por isso a minha maior preocupação era que nele não estivesse nada, absolutamente nada que a gente não pudesse fazer. Senão vira promessa, vira algo que estamos dizendo apenas para convencer o povo a votar, senão vira passe de mágica onde todos os problemas de Araraquara serão resolvidos. Fazer gestão não é isso. Cada problema para se que surge na cidade exige um esforço imenso e nós melhoramos muito a cidade de Araraquara”, explicou o prefeito, que também destacou o processo de recuperação das contas públicas do Município.

Edinho também destacou o diferencial da participação popular em seu governo e falou sobre a necessidade de construir uma cidade moderna para encarar o período pós-pandemia. “O que nós estamos fazendo aqui em Araraquara é tentando dizer que é possível fazer política de forma diferente, onde o povo decide e onde não tenha privilégios. Com o Orçamento Participativo, quem diz onde a Prefeitura vai investir é o povo, por meio da democracia direta”, acrescentou o prefeito.

O candidato à reeleição também falou sobre as dificuldades que virão pela frente nos próximos anos. “Essa cidade, que eu quero governar por mais quatro anos, vai derrotar a fome, a miséria, a exclusão social, e nós vamos continuar lutando para derrotar a pandemia. Nós vamos lutar para derrotar o preconceito e lutar para derrotar aquele que é o monstro desse século 21, que é o ódio. Vamos derrotar o ódio e a intolerância, porque a Araraquara da modernidade, a Araraquara pós-pandemia, a Araraquara do século 21, é uma cidade que convive com as divergências. As pessoas podem pensar diferente, podem ter ideias diferentes, podem ter concepções de sociedade que sejam diferentes, mas isso não justifica o ódio, não justifica briga entre família, briga entre amigos, briga entre companheiros de trabalho. A cidade moderna é a cidade que se una em torno dos objetivos e os nossos objetivos são os mesmos, mesmo daqueles que pensam de forma diferente, que é o objetivo de fazer de Araraquara uma cidade de igualdade de oportundidades e uma cidade onde cada um de nós possa ser feliz”, concluiu Edinho.

Investir no trabalho

O candidato a vice-prefeito, Damiano Neto, falou sobre o desafio que a cidade terá pela frente para enfrentar as consequências da pandemia do novo coronavírus. “O futuro que conseguimos enxergar para a nossa cidade é extremamente promissor. São excelentes notícias que o prefeito Edinho vai compartilhar com todos. Temos uma certeza e um desafio: precisamos investir nesse novo mercado de trabalho, que prioriza as novas tecnologias para o ingresso da nossa juventude nas novas demandas do século 21. Também temos a certeza de que fizemos e vamos continuar a fazer o nosso dever de casa”, assegurou.

Construção coletiva

A Secretária Municipal da Educação de Araraquara e coordenadora do Programa de Governo, Clélia Mara dos Santos, falou sobre o processo de desenvolvimento do documento. “Foi uma construção coletiva porque esse é um mandato essencialmente coletivo, porque a trajetória do prefeito Edinho é uma trajetória essencialmente de construção da participação popular. E essa forma de compreensão é o que verticaliza e horizontaliza cada uma das linhas que estão aqui nessa construção desse Programa de Governo. É uma participação popular que está presente desde a nossa primeira construção rumo à Prefeitura, lá nos anos 2000, quando era tempo de ser exigente, e que com ferramentas ‘sola do pé’, fizemos distintas formas de interação, com distintas pessoas que puderam contribuir naquele momento. Essa trajetória cresceu, se expandiu e foi para dentro do governo. Então a participação popular é o eixo central dessa construção”, explicou.

Reorganização administrativa

A Secretária de Gestão e Finanças, Juliana Agatte, fez um balanço de tudo o que foi feito durante o mandato atual do prefeito Edinho e falou sobre as novas propostas para a cidade. Ela explicou que Edinho assumiu a Prefeitura Municipal em uma situação financeira muito complicada, o que resultava em dificuldades em todos os setores da administração e consequentemente serviços precários oferecidos à população. Foi preciso iniciar um processo de reorganização administrativa para reequilibrar as contas e ao mesmo tempo buscar recursos para promover novos investimentos de melhorias na cidade.

“Com todo esse empenho e dedicação que tivemos para sanar as contas da Prefeitura, conseguimos fazer com que, com esse recursos advindos, pudéssemos retomar nossas políticas. Tudo isso só foi possível de uma forma que é a uma premissa central do nosso governo, que é a participação popular. Todo esse processo de decisão sobre o que se fazer na cidade, sobre os rumos da cidade, conseguimos com a participação das pessoas”, explicou.

Araraquara em boas mãos

A Secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, apresentou as principais propostas do Programa de Governo e destacou a atuação do prefeito no combate à pandemia. “A população confiou no Edinho em 2016 e colheu os frutos em 2017, 2018, 2019 e em 2020, quando o medo chegou e ninguém sabia o que seria do futuro. E ainda bem que era Edinho que estava aqui como prefeito em 2020, em um dos momentos mais difíceis da história do nosso país, que foi a Covid-9. Ele fez de Araraquara uma referência no combate à Covid-19 em todo o Brasil e até internacionalmente, por isso tem dado entrevista para a França e diversos países. Só temos a agradecer porque confiamos em você, Edinho”, salientou.

Participação popular

O músico Morphy, que representou as pessoas que contribuem para uma gestão participativa da cidade, falou sobre a importância da interação entre o povo e o poder público. “Nós, cidadãos, tivemos a oportunidade de participar de um governo onde era aberto o diálogo. Eu tenho a certeza de que continuará sendo aberto o diálogo no sentido de construir o que é melhor para a cidade de Araraquara e para os araraquarenses”, salientou.

WhatsApp Edinho Prefeito