“Vamos implantar oficinas de geração de renda para idosos”, diz Edinho
O Programa de Governo da Coligação ‘Cuidando de Araraquara’ 2021-2024, apresentado recentemente pelo prefeito Edinho (clique aqui para conferir), prevê a sequência de ações e projetos voltados para a terceira idade que já vinham dando certo e também a implantação de novas medidas que visam promover uma melhor qualidade de vida aos idosos da cidade. Entre as novas propostas, destaca-se a implantação de oficinas de geração de renda para as pessoas idosas, assim como oficinas de inclusão digital. O intuito é dar continuidade à implementação das políticas públicas expressas no Estatuto do Idoso, com objetivo de reduzir a discriminação, o preconceito e o abandono.
O prefeito também propõe a criação de uma ala geriátrica, com profissionais especializados em geriatria, em hospitais públicos e particulares, assim como a instalação de Centro de Convivência para Idosos em bairros periféricos. Edinho também se compromete a criar, nas unidades de atendimento psicológico, o Núcleo de Atendimento aos Idosos, visto que a questão da solidão e da saúde mental é uma das que mais assolam a população idosa.
O Programa de Governo de Edinho defende ainda a necessidade de campanhas direcionadas aos homens da terceira idade sobre a importância da procura dos equipamentos sociais e atendimentos de saúde, visto que eles possuem maior resistência ao autocuidado.
Outras propostas de Edinho são: ampliar o acesso aos idosos ao tratamento odontológico com ênfase para tratamento básico e próteses; implementar na atenção básica um programa de prevenção de queda entre pessoas idosas; qualificar a formação de profissionais nas áreas de geriatria, gerontologia e odontogeriatria; e otimizar atividades do CRIA com ampliação de recursos humanos e materiais, visto o aumento da demanda atendida e a projeção do processo de envelhecimento da população.
O Programa de Governo também prevê substituir todos os semáforos da cidade pelo modelo temporizado, com números para maior segurança na travessia dos pedestres idosos.
Ações já realizadas
Vale destacar que, em seu atual mandato, Edinho desenvolveu diversas políticas públicas específicas para a melhor idade, com foco no estímulo à sociabilidade, à saúde e ao lazer. A preocupação com a população idosa é comprovada com a Plenária Temática dos Idosos que compõe o Orçamento Participativo, onde eles próprios apresentam demandas para serem colocadas no Orçamento Municipal. Uma delas foi a necessidade de um censo específico para avaliar a situação dos idosos da cidade, trabalho realizado uma parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), que possui o curso de Gerontologia.
Em outra demanda eleita no OP, o pavilhão do Cear passará por reformas e abrigará um espaço para atividades voltadas a idosos. A previsão é que o espaço tenha salas de jogos, como xadrez, damas e cartas, e um salão para aulas de dança e ginástica artística para a população idosa. Além da reforma do pavilhão, as obras que atendem à demanda eleita no OP também incluem a cobertura da cancha de malha do Ginásio da Pista e a reforma do Complexo Esportivo da Ferroviária (aquecimento da piscina, proteção de idosos na saída da piscina, reforma da quadra de vôlei de praia, reforma da quadra de tênis, acessibilidade, entre outras).
Araraquara conta ainda com órgãos focados diretamente na terceira idade, como o Centro Dia do Idoso, o Centro de Referência do Idoso e o Centro de Recreação e Convivência do Idoso, todos fechados no momento por conta da pandemia para evitar aglomerações, porém com um amplo leque de serviços oferecidos, que envolvem desde atividades físicas a exames médicos e terapias.
Seja nas áreas de Saúde, Cultura ou Esportes, inúmeros projetos voltados para a população idosa integraram a agenda da Prefeitura nesses últimos quatro anos.