Saiba mais sobre oficinas culturais e cursos gratuitos de qualificação profissional - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Saiba mais sobre oficinas culturais e cursos gratuitos de qualificação profissional

Com Edinho Silva à frente da Prefeitura Municipal de Araraquara, o público jovem da cidade ganhou uma atenção especial nos mais diferentes segmentos. Opções de diversão e lazer gratuitas não faltaram, já que o Município oferece um calendário gratuito com todas as linguagens artísticas e que conta com 50 eventos fixos anualmente, com uma frequência em torno de 190 mil pessoas por ano. Entre os destaques está o Araraquara Rock, um dos eventos de rock gratuitos mais tradicionais do Brasil.

O prefeito também resgatou símbolos culturais da cidade, como a Facira, que atraiu um público de 200 mil pessoas no ano passado. Além de retomar a nossa principal feira, Edinho ainda deu a ela destaque internacional com uma parceria com a cidade portuguesa de Torres Vedras. Outro ícone cultural esquecido pela gestão anterior e que foi resgatado foi o Carnaval de Rua, que ofereceu ao público uma festa gratuita, segura e de qualidade, com destaque para os blocos, que encantaram milhares de pessoas.

O prefeito também implantou programas como Domingo no Parque, Parque Vivo, Festival de Música Autoral, entre outros que logo de cara entraram no gosto popular.

As Oficinas Culturais, que até 2016 contavam com 10 cursos e 83 turmas (530 alunos), foram fortalecidas e hoje possuem 18 cursos e 150 turmas (2.200 alunos). Edinho também realizou reformas em espaços culturais que estavam deteriorados, como o Palacete das Rosas, Centro de Artes, Teatro Wallace, entre outros. Durante a pandemia, quando não foi possível realizar shows presenciais, a Prefeitura continuou a oferecer opções de entretenimento. Com o ‘Cultura em Rede’, Edinho beneficiou 190 artistas locais que se apresentaram de forma online e que levaram diversão a um público de 10 mil pessoas.

Capacitação profissional

Além do âmbito cultural, o governo Edinho também proporcionou oportunidades de capacitação profissional ao público jovem, como o Programa Jovem Cidadão, que oferece estágio a estudantes do ensino médio, técnico, profissionalizante ou superior, em áreas de interesse da Administração Municipal. O projeto beneficiou 286 adolescentes e jovens desde sua criação.

A Prefeitura também oferece uma série de cursos gratuitos de requalificação profissional, através de parcerias com outras instituições. Os cursos são ministrados principalmente no Espaço Kaparaó e na Escola de Serralheiro, que são centros de capacitação profissional que visam atender jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Os cursos são realizados via parcerias com sistema S (SENAI, SENAC, SESI) para pessoas físicas e empresas privadas.

Outro programa que visa oferecer qualificação profissional é o Pró-Ação, desenvolvido em Araraquara em parceria da Prefeitura, Cebrac e Uniara Qualifica, que oferece minicursos e palestras gratuitas à população. A iniciativa atuou em diversos bairros como Jardim das Hortênsias, Selmi Dei, Cecap, Parque São Paulo, Vale do Sol, Jardim Maria Luiza, Yolanda Ópice e também em pontos estratégicos centrais como o Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos (na Avenida José Bonifácio) e o PAT-Ceat (próximo à Arena da Fonte). O Município também tem iniciativas voltadas especificamente para os jovens, como o Programa de Preparação para o Trabalho (PPT), do Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade (Ceproesc), com aulas no contra turno escolar.

Também na área da Educação, Edinho atendeu a um pedido da população na Plenária da Juventude do Orçamento Participativo e iniciou as as obras de reforma e adequação da futura sede do Cursinho Popular Pré-Vestibular, na Avenida Feijó. Os jovens reivindicaram uma sede própria e que esse local fosse próximo ao Centro. Os cursinhos populares são desenvolvidos pela Prefeitura em parceria com a Unesp, por meio do Cuca (Cursinho Unificado do Campus de Araraquara).

Esportes

O apoio ao Esporte sempre foi uma marca nas gestões de Edinho, que na juventude chegou a jogar nas categorias de base da Ferroviária. As atenções abrangem todas as modalidades, tanto que Araraquara sagrou-se campeã em duas das últimas três edições dos Jogos Regionais (com 55 participantes), além de terminar entre os dez primeiros nas últimas três edições dos Jogos Abertos do Interior (entre 200 cidades).

Também não faltam na cidade eventos esportivos para todos os públicos, tanto para quem quer praticar esportes quanto para quem quer torcer. Além disso, todas as regiões de Araraquara contam atualmente com áreas de lazer que oferecem equipamentos e espaços seguros para a prática de atividades físicas.

Propostas do Programa de Governo

O público jovem conta com planos e projetos especiais no Programa de Governo de Edinho. Entre as principais propostas estão:

  • Criação da Escola Municipal de Empreendedorismo voltada para jovens que desejam empreender;
  • Ampliação do Programa Jovem Cidadão, para que contemple os jovens em situação de vulnerabilidade, que não estudam nem fazem cursos técnicos, visto que tal parcela enfrenta barreiras elevadas para o ingresso no mercado de trabalho;
  • Estimular as manifestações culturais das juventudes negras, com editais específicos para fomento de expressões destas juventudes, tais como: os elementos do hip hop (rap, grafite, break), o funk, os saraus das periferias, visando reduzir a desigualdade de espaços e oportunidades causada pelo racismo;
  • Ampliação das vagas dos cursinhos populares;
  • Programa de prevenção de gravidez na adolescência para meninas e meninos, e suporte para as jovens gestantes e futuros pais (psicológico, com fraldas etc.);
  • Ampliação do atendimento psicológico individualizado para jovens;
  • Fortalecimento e reestruturação do Centro da Juventude para que este torne-se de fato, o Centro de Referência Municipal da Juventude, ampliando sua autonomia e gama de serviços;
  • Fomentar a criação de grupos de trabalho de adolescentes e jovens, com foco na criação de lideranças jovens na cidade e comunidades, para discutir, propor e executar projetos surgidos da própria juventude, de forma autônoma, buscando assim o fortalecimento e protagonismo, através de editais, chamamentos, etc.

WhatsApp Edinho Prefeito