Edinho propõe projetos para a melhor idade - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho propõe projetos para a melhor idade

O prefeito Edinho Silva apresentou nesta terça-feira (13) suas propostas de projetos voltados ao público idoso de Araraquara. O diálogo aconteceu em uma reunião com lideranças da melhor idade na Avenida Napoleão Selmi Dei, Vila Harmonia. O encontro contou com cerca de dez pessoas e respeitou todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.

“Conversamos sobre os projetos esportivos e de lazer já implementados e sobre as prioridades aprovadas no Orçamento Participativo que estão em execução e em fase de licitação, que em muito vão beneficiar nossa população da melhor idade. Além disso, a partir de dúvidas levantadas durante a reunião, pude esclarecer como funciona a administração pública, a formulação de políticas públicas e o custeio delas”, explicou Edinho.

O prefeito, que esteve acompanhado do candidato a vereador pelo PP, Michel Kary, agradeceu aos presentes pela acolhida e por mais uma oportunidade de diálogo com a população e apresentação das propostas para o novo mandato.

Ações para a terceira idade

Em seu atual mandato, Edinho desenvolveu diversas políticas públicas específicas para a melhor idade, com foco no estímulo à sociabilidade, à saúde e ao lazer. A preocupação com a população idosa é comprovada com a Plenária Temática dos Idosos que compõe o Orçamento Participativo, onde eles próprios apresentam demandas para serem colocadas no Orçamento Municipal. Uma delas foi a necessidade de um censo específico para avaliar a situação dos idosos da cidade, trabalho realizado uma parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), que possui o curso de Gerontologia.

Em outra demanda eleita no OP, o pavilhão do Cear passará por reformas e abrigará um espaço para atividades voltadas a idosos. A previsão é que o espaço tenha salas de jogos, como xadrez, damas e cartas, e um salão para aulas de dança e ginástica artística para a população idosa. Além da reforma do pavilhão, as obras que atendem à demanda eleita no OP também incluem a cobertura da cancha de malha do Ginásio da Pista e a reforma do Complexo Esportivo da Ferroviária (aquecimento da piscina, proteção de idosos na saída da piscina, reforma da quadra de vôlei de praia, reforma da quadra de tênis, acessibilidade, entre outras).

Araraquara conta ainda com órgãos focados diretamente na terceira idade, como o Centro Dia do Idoso, o Centro de Referência do Idoso e o Centro de Recreação e Convivência do Idoso, todos fechados no momento por conta da pandemia para evitar aglomerações, porém com um amplo leque de serviços oferecidos, que envolvem desde atividades físicas a exames médicos e terapias. A cidade conta ainda com três Praças do Idoso (Parque Infantil, Carmo e Vila Xavier), o Conjunto Habitacional Recanto Feliz, na Vila Xavier (33 casas) e a Vila Dignidade, no Cecap (20 moradias).

WhatsApp Edinho Prefeito