Farmácia da Prefeitura atende população do Maria Luiza - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Farmácia da Prefeitura atende população do Maria Luiza

O Jardim Maria Luiza, localizado na zona norte de Araraquara, foi um dos bairros que contaram com atuações importantes do prefeito Edinho em todas as áreas. A preocupação do prefeito com a Saúde do bairro vem desde a gestão anterior, quando Edinho implantou a Unidade de Saúde da Família (USF) Dra. Neusa Maria Affini Dicenzo, que conta com uma farmácia em anexo. O local passou por algumas mudanças ao longo dos anos e atualmente a farmácia atende das 7h30 às 13h30, porém sem deixar faltar medicamentos à população do bairro.

Outra grande intervenção de Edinho na região se deu na recuperação asfáltica. Entre diversas vias que passaram por recapeamento estão a Rua Dr. José Augusto de Arruda Botelho, a Avenida Sargento PM Vital Maria Bueno Lopes, a Avenida Dorival Arlindo Falcone e a Avenida Professor Lafayette Carvalho de Toledo.

O bairro também passou pelos serviços de planejamento da Mobilidade Urbana. Um exemplo ocorreu na Avenida Orlando Schitini, que passou a ter sentido único de direção, no trecho de via dupla entre as ruas Doutor José Augusto Arruda Botelho e Manoel Clemente, no principal corredor comercial do Maria Luíza. A remodelação com sinalização horizontal, Pare, Devagar e faixas de travessias de pedestres, e vertical, postes e placas, era uma reivindicação antiga dos moradores.

Obras de drenagem

Edinho também realizou no bairro uma grande obra de drenagem de águas pluviais, com escavação da lagoa de detenção. A função principal da lagoa é captar o escoamento de águas pluviais, via galerias, da parte alta dos bairros Maria Luiza e Cidade Jardim, e direcioná-lo com menor impacto à tubulação mestra na parte baixa do Maria Luiza, e em sequência até o córrego do Cupim. A lagoa também permite que as águas pluviais alcancem, por meio da permeabilidade do solo, o lençol freático com mais facilidade.

Vale salientar que o Maria Luiza é do início da década de 1990, quando não se exigia a infraestrutura para aprovação de loteamentos. Na primeira etapa das obras de drenagem, Edinho promoveu a instalação da rede mestra de tubos de 1000mm, no trecho da Avenida Januário de Freitas, entres as ruas Orlando Schitini e Sargento PM Vital Maria Bueno Lopes, e a construção e 18 bocas de lobo. Também foram edificadas caixas de passagem e cinco poços de visitas. Os serviços foram completados com tubulação de interligação no trecho da Orlando Schitini, entre as avenidas Januário de Freitas e Fúlvio Gaspar Brunelli, e mais caixas de passagens e bocas de lobo nas confluências das avenidas Doutor José Augusto de Arruda Botelho, Ariano Penteado Simões e Cláudio do Amaral.

Melhor qualidade de vida

O Maria Luiza também recebeu, no ano passado, o programa Prefeitura nos Bairros, onde equipes de diferentes áreas da Prefeitura prestaram atendimento direto aos moradores, que puderam resolver as suas principais demandas relacionadas ao governo municipal sem precisarem sair do bairro, como dúvidas sobre IPTU e dívida ativa, inscrições em Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais e no cadastro habitacional do Município, informações sobre Saúde e Educação, entre outros atendimentos. O programa também deu uma nova cara ao bairro, com serviços de zeladoria como tapa-buracos, poda de árvores, pintura de guias e sarjetas, limpeza de bocas de lobo, troca de lâmpadas queimadas, remoção e pulverização de árvores, limpeza de terrenos, retirada de entulhos e sinalização de trânsito.

WhatsApp Edinho Prefeito