Edinho quer castração gratuita e descentralizada de animais em Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho quer castração gratuita e descentralizada de animais em Araraquara

Em seu atual mandato à frente da Prefeitura de Araraquara, Edinho desenvolveu importantes medidas para ajudar a melhorar a questão do bem-estar animal. Para um próximo mandato, seu Programa de Governo prevê ainda mais ações voltadas para essa área.

Edinho propõe tornar a castração gratuita uma política permanente, com execução de mutirões descentralizados, viabilizando parcerias do poder público com ONGs, universidades e empresas privadas. Outra proposta é implantar um sistema de educação permanente na orientação e conscientização da guarda responsável dos animais, além de estruturar uma política de fiscalização, com melhorias nas condições de trabalho dos fiscais, garantindo veículo e local adequado para sede da equipe.

Outras propostas são fomentar a criação de uma cooperativa de produção de alimentos naturais e rações para cães, realizar campanha de vacinação antirrábica de maneira mais ampliada por todo o Município e intensificar as campanhas de adoção de animais, além de divulgar os canais de denúncia de maus tratos de animais.

Edinho defende ainda ampliar a implantação de microchip em animais domésticos no Município e implantar a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, garantindo a estrutura física e o incremento da fiscalização. O Programa de Governo conta com diversas outras propostas para a área, que podem ser lidas aqui (LINK).

Ações de destaque

Sob a gestão de Edinho, Araraquara investe aproximadamente R$ 2 milhões por ano no cuidado e tratamento dos animais de pequeno porte que são resgatados das ruas. Somente com resgates, são cerca de R$ 1,3 milhão por ano. Com o fortalecimento dos órgãos e planos direcionados ao setor, foi ampliada a fiscalização, o que dobrou o número de multas. Também se tornou mais rigorosa a punição a maus tutores, passando a cobrar deles o tratamento veterinário custeado pela Prefeitura a animais em situação de maus tratos.

A Gerência de Zoonoses oferece um programa gratuito permanente de castração de animais destinado à população de baixa renda. Somente em 2019, foram mais de 2.200 castrações em que os animais também receberam microchip, número que caiu em 2020 por conta da pandemia. O Município também passou a contar com o ‘Castramóvel’, um trailer projetado para levar aos bairros procedimentos veterinários de baixa complexidade e castração.

Um medida de impacto assinada por Edinho foi a lei que proíbe a soltura de fogos de artifício ruidosos, que tem nos animais os maiores prejudicados pelos barulhos, por conta de sua sensibilidade auditiva. Outra ação que ganhou destaque é a Feirinha de Adoção de Animais, onde são oferecidos à população cerca de 450 animais que foram recolhidos, tratados e colocados para adoção.

WhatsApp Edinho Prefeito