Edinho participa de encontro com entidades e pessoas com deficiência - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho participa de encontro com entidades e pessoas com deficiência

Na noite deste sábado (17), o prefeito Edinho Silva participou de um encontro com entidades e pessoas com deficiência no Espaço D´Vinni, na Avenida José Araújo Quirino dos Santos, Vila Xavier.

Edinho se mostrou grato pela oportunidade de participar de um diálogo com entidades que realizam trabalhos sociais em Araraquara. “São entidades que nos ajudam, dia a dia, a construir uma cidade mais justa e humana. Sou muito grato a todas elas pelos trabalhos importantes e fundamentais que fazem no apoio às famílias mais vulneráveis, às pessoas que mais precisam”, destacou o prefeito.

O encontro, que seguiu todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, contou com representantes de diversas entidades como Gaspa, Comunidade Aliança e Paz, Casa Caminho, Associação Somos Noéis, Grupo Viva, Casa Mater, Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, Asilo São Francisco, Batuíra, Lar Capaz, Ceproesc, Cristo Rei, Instituto dos Cegos, Domingos Sávio, Lar Nossa Senhora das Mercês, Mestre Jesus, Nosso Ninho, Oficina das Meninas, Otoniel de Camargo, Redenção, Renascer, São Pio, SOS Bombeiros, Vila Vicentina e Sacrário do Amor.

“Durante a reunião, os representantes puderam expor os trabalhos que fizeram a partir do apoio oferecido pela Prefeitura, bem como os desafios enfrentados. Assim, pudemos pensar conjuntamente em propostas para mais melhorias na parceria entre as entidades e o poder público, a fim de que a proteção e o apoio aos mais necessitados seja ampliado”, explicou Edinho.

O prefeito agradeceu ainda a presença do vice-prefeito Damiano Neto, de Amanda Vizoná (secretária de Planejamento e Participação Popular), Jacqueline Barbosa (secretária de Assistência e Desenvolvimento Social), Rafaela Modé (Coordenadoria dos Direitos Humanos) e Débora dos Santos (assessora Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência).

Ações sociais

Os programas sociais implantados no atual mandato de Edinho atendem mais de 7 mil famílias, com um impacto em mais de 28 mil pessoas. São programas como o Bolsa Cidadania, PMAIS – Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social, Hortas Urbanas Comunitárias, PAA – Programa de Agricultura Familiar, Frentes da Cidadania, Territórios em Rede, Jovem Cidadão, Apoiadores do Combate à Dengue, Apoiadores do Combate à Covid-19, Minha Morada e Programa Reeducandos.

Durante a pandemia, a Rede de Solidariedade criada pela Prefeitura arrecadou mais de 109 toneladas de alimentos, comprou 96 toneladas, e distribuiu 9,5 mil cestas básicas a mais de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Também foram arrecadados 29 mil itens de limpeza e distribuídos mais de 5 mil kits, além de 10 mil litros de leite.

Em relação às políticas para pessoas com deficiência, o governo Edinho criou uma plenária específica para esse público no Orçamento Participativo, que elegeu obras importantes como a implantação do Centro Dia especializado,
melhorias e acessibilidade no Pinheirinho e em outras áreas de lazer e a implantação de uma piscina aquecida, coberta e de uso exclusivo para pessoas com deficiência. Edinho também implantou o Centro de Referência Municipal especializado no atendimento de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), além de campanhas e ações sociais voltadas para essa área.

Propostas

Em seu Programa de Governo, Edinho propõe melhorar os programas já existentes e colocar em prática diversos novos projetos para a assistência social de Araraquara, como a implantação do Bolsa Auxílio Jovem, a implementação de três novas unidades de CRAS na cidade, criar cozinhas comunitárias com entidades socioassistenciais, criar o cadastro de organizações civis de atendimento à população vulnerável, entre outras.

Para as pessoas com deficiência, algumas das propostas são garantir adaptações de acesso aos espaços de saúde e assistência social, garantir recursos tecnológicos audiovisuais de acessibilidade nos serviços oferecidos pelos órgãos públicos municipais, desenvolver projetos pilotos para a adaptação dos espaços de lazer, ampliar o atendimento do Centro Dia e avançar em relação ao Cadastro Municipal de Pessoas com Deficiência por meio da criação de um aplicativo que, além de dispor o serviço de novo cadastro, possa oferecer informações dos serviços prestados no município e de mapeamento dos locais com acessibilidade.

WhatsApp Edinho Prefeito