Edinho propõe expansão de telemedicina e saúde casa a casa - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho propõe expansão de telemedicina e saúde casa a casa

O Programa de Governo de Edinho para o mandato de 2021 a 2024 prevê uma grande quantidade de propostas para a Saúde de Araraquara. Com ações que ganharam repercussão nacional e até internacional por fazer de Araraquara a cidade com menor índice de letalidade da Covid-19 no Estado de São Paulo e uma das menores do Brasil, Edinho espera expandir, após a pandemia, as medidas que funcionaram nesse período turbulento da saúde.

“No pós-pandemia, vamos manter esses aprendizados, com a agilidade no diagnóstico como princípio a ser perseguido pelo SUS, além da manutenção das equipes de saúde domiciliar e dos atendimentos remotos clínicos”, garante o prefeito.

Algumas das principais propostas para o novo mandato envolvem a telemedicina e a saúde casa a casa, que são ações que já tiveram uma amostra na cidade durante a pandemia.

Nesse período, a telemedicina contou com três possibilidades para os pacientes: o atendimento por telefone, o atendimento pelo aplicativo Bela (uma assistente virtual que atende pelo WhatsApp 24 horas por dia) e as teleconsultas com médicos, que tiveram acesso a tablets específicos para a plataforma. Com esses recursos, os pacientes puderam tirar dúvidas sobre a doença, sobre a prevenção e relatar os próprios sintomas, para receber orientações e o acompanhamento. Quando necessário, profissionais de saúde prescrevem medicamentos ou recomendam que a pessoa procure uma unidade de saúde.

O coordenador de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Edison Rodrigues Filho, explica que esses recursos implantados durante a pandemia tiveram resultados positivos. “O ponto central é a implantação da telemedicina de forma efetiva na rede, que até então, antes da pandemia, nós não tínhamos. Com a pandemia, o governo Edinho aderiu a alternativas tecnológicas para o atendimento e o enfrentamento ao coronavírus. Isso será um legado que passará para o governo”, explica Edson.

No que diz respeito à saúde casa a casa, o coordenador destaca que existe um programa do Governo Federal chamado ‘Melhor em Casa’, que é focado no atendimento domiciliar. Por conta do coronavírus, a Prefeitura de Araraquara ampliou as equipes para agirem no bloqueio.

Para ele, a experiência que a cidade adquiriu na pandemia resultará em ganhos para a Saúde do Município. “São medidas que já implantamos na prática por conta do coronavírus e que que agora é uma questão de tornar isso efetivo na rede e ampliar os serviços. Vamos ver o que deu certo, o que não deu, a forma como foi utilizado na pandemia e como será utilizado posteriormente. Temos a vantagem de os médicos do 0800 já estarem com suas assinaturas eletrônicas digitais e aqueles que trabalharam com o tablet já estão familiarizados à tecnologia”, completou Edson.

Clique aqui para conferir o Programa de Governo na íntegra.

WhatsApp Edinho Prefeito