Edinho vai criar incubadora de startups em Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho vai criar incubadora de startups em Araraquara

O Programa de Governo de Edinho para o período entre 2021 a 2024 conta com uma proposta na área do desenvolvimento econômico sustentável e solidário que tem o objetivo de movimentar a economia e ao mesmo tempo fomentar novas tecnologias na cidade. Trata-se da incubadora de startups, um projeto que Edinho conheceu durante sua viagem à China e resolveu trazer para Araraquara.

A palavra ‘incubadora’ é uma referência à incubadora onde os bebês prematuros passam um período até ganhar peso e altura para recebem alta. Da mesma forma, as incubadoras de startups são organizações que oferecem suporte a negócios em estágio inicial, para que consigam sobreviver à forte competitividade do mercado. Para isso, eles precisam de ajudas diversas como infraestrutura, networking, entre outras, para se estabelecer e passar pelas turbulências que afetam as empresas em início de implantação.

Segundo o diretor da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho, existem experiência de incubadoras de startups em vários países, sobretudo na Europa, com exemplos públicos e privados. “Por isto colocamos no Programa de Governo a possibilidade de ser pública ou fruto de uma parceria público-privada. Penso que a Prefeitura pode entrar com alguns recursos, mas seria necessário firmar parcerias com instituições públicas e privadas para que a incubadora de startups possa produzir resultados satisfatórios”, explica.

Além de ajuda com administração, infraestrutura e mentorias, a incubadora deverá disponibilizar espaço físico para trabalho e produção, o que consequentemente propicia o networking. O projeto também visa promover a colaboração entre outras startups, apoio a decisões jurídicas e contratuais, opções de financiamento e injeção de capital, suporte durante a etapa de pesquisa e acompanhamento constante do desempenho, além da oportunidade de qualificação e aprendizado sobre a gestão de um negócio.

“Por isso, a parceria com universidades, Sebrae e entidades empresariais poderão ajudar muito acelerar este modelo. É algo que tem dado certo e que vamos estruturar uma política liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município para sua implantação”, completa Manoel.

O vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto, que atuou no governo como secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, também valoriza a iniciativa. “Essa é uma entre as diversas propostas que apresentamos a fim de melhorar o desenvolvimento econômico sustentável e solidário na cidade, através da força criativa e da tecnologia. Investirmos ou apoiarmos essa ideia ajudará muitos empreendedores em fase inicial da idealização dos seus projetos – que futuramente podem gerar empregos, fontes de renda e até atrativos econômicos de investimento para Araraquara”, explicou.

WhatsApp Edinho Prefeito