Edinho vai implantar ciclovia para ligar Araraquara a Bueno - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho vai implantar ciclovia para ligar Araraquara a Bueno

O Programa de Governo do prefeito Edinho para o mandato de 2021 a 2024 apresenta uma boa notícia para os praticantes do ciclismo. Trata-se da implantação de uma ciclovia que ligará Araraquara a Bueno de Andrada, em uma proposta que visa promover a estruturação de uma política de turismo voltada aos roteiros de ciclismo turístico rural na cidade.

Com o período da pandemia do coronavírus, a prática do ciclismo foi potencializada e estima-se que Araraquara conte atualmente com cerca de 20 mil ciclistas, que pedalam diariamente em suas estradas e vias, principalmente nas rurais. Por isso, Edinho já iniciou um projeto de estruturação e sinalização dos circuitos rurais, que receberão pinos na cor marrom do turismo rural, com setas amarelas, QR Code e código de localização para orientar os turistas locais e aqueles que virão no esteio deste movimento.

“Estes caminhos são os que já são utilizados pelos ciclistas e com isso ganharão novos recursos que possam, a cada tempo, serem incrementados e que a comunidade local possa adotá-los e cuidá-los, pois é só assim que o turismo se desenvolve”, explicou Manoel de Araújo Sobrinho, presidente da Morada do Sol Eventos, Turismo e Participações.

Segundo ele, na rota Araraquara/Bueno de Andrada, além do circuito pela via rural que seguirá esse padrão, existe também a proposta do prefeito, através da Coordenadoria de Trânsito, de fazer uma ciclovia na estrada José Barbieri Neto. A proposta dos roteiros turísticos de ciclismo rural contempla ainda a criação de CITs (Centros de Recepção e Informação Turísticos) dotados de PITs (Postos/Totens de Informação Turísticas) em Bueno de Andrada, no Assentamento Monte Alegre e no Assentamento Bela Vista. “Essas propostas já passaram pela discussão e aprovação do Conselho Municipal de Turismo”, revelou Manoel.

Assim, a cidade contaria com dois principais eixos: o Eixo/Roteiro A, que envolve percursos entre o Assentamento Monte Alegre e Bueno de Andrada, com seus vários sub-eixos, e o Eixo/Roteiro B, que envolve o Assentamento Bela Vista e os bairros do Tamoio e Machado, com seus outros eixos e roteiros.

Vale destacar que outra proposta de Edinho nessa área é o desenvolvimento do projeto de ciclofaixas a partir da sinalização do solo nos principais corredores de Araraquara. Clique aqui para conferir o Programa de Governo de Edinho na íntegra.

WhatsApp Edinho Prefeito