Edinho vai zerar o déficit de vagas para crianças de 0 a 3 anos
O Programa de Governo do prefeito Edinho e da Coligação ‘Cuidando de Araraquara’ 2021-2024 prevê uma série de propostas para a Educação, entre elas a de ampliar ainda mais a disponibilidade de vagas para a educação infantil, de modo a zerar o déficit para o atendimento das crianças de 0 a 3 anos de idade.
Clélia Mara dos Santos, secretária Municipal da Educação de Araraquara, conta que ampliar o atendimento educacional dessa faixa etária tem sido uma preocupação contínua do governo Edinho, que no período entre 2017 e 2020 realizou diversas obras de ampliação e reformas nos CERs do Vale do Sol, Jardim América, Yolanda Ópice, São José e Jardim das Estações, além da construção de três CERs na região norte (Jardim do Valle, Valle Verde e Laura Molina).
Ela explica que o expressivo crescimento populacional da região norte faz com que a maior demanda por creche se concentre nessa área. As três novas unidades não serão suficientes para zerar a demanda, por isso é prevista a construção de um CER na região do Valle Verde, por meio de convênio com o governo do Estado de São Paulo pelo Programa Creche Escola, cuja licitação será brevemente publicada. Além disso, Edinho realizará, no próximo mandato, a construção de um CER na região do Jardim São Rafael/Indaiá, além da reforma e ampliação do CER Maria Pradelli Malara (Selmi Dey I) com a construção de sala de nova sala de berçário com área de banho e troca.
Em razão da crescente expansão imobiliária em diversos outros bairros da cidade, propõe-se ainda uma construção de um novo CER na região da Maurício Galli, a construção de um novo CER na região do Jardim Brasil/Jardim América, a ampliação do atendimento de berçário na região do Parque São Paulo/Altos de Pinheiros, e a reforma e ampliação do CER Jacomina Filipe Sambiase (Jardim Universal) com a construção de nova sala de berçário com área de banho e troca.
Clélia Mara dos Santos salienta que a educação infantil como primeira etapa da educação básica representa um momento singular para o desenvolvimento físico, motor, social, afetivo, cognitivo, emocional. “É por meio das vivências e interações com outras crianças e com adultos fora do ambiente familiar que eles aprendem a conviver socialmente e exercitam sua aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Uma educação infantil de qualidade, marcada pela indissociabilidade do cuidar e educar e com bons profissionais, influencia positivamente o desenvolvimento saudável das crianças e suas aprendizagens futuras”, analisa.
Ela destaca ainda a importância de uma estrutura capaz de oferecer todos os recursos necessários para o desenvolvimento infantil. “A existência de um bom equipamento educacional público, com infraestrutura adequada e um serviço educacional de qualidade, são condição também para a equidade, para o acesso a bens culturais, para vivências na infância e múltiplas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento”, finaliza a secretária de Educação de Araraquara.