Edinho propõe levar serviços veterinários gratuitos aos bairros - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho propõe levar serviços veterinários gratuitos aos bairros

A questão do bem-estar animal tem atenção especial do prefeito Edinho em seu Programa de Governo para o próximo mandato. Pensando nesse segmento, ele propõe implantar atendimento veterinário gratuito e promover uma articulação com universidades, ONGS e outras parcerias para levar aos bairros uma série de serviços voltados à causa animal como vacina, vermifugação, acompanhamento de peso, aplicação de remédios contra pulgas e carrapatos, entre outros.

Segundo Gabriela Palombo, gestora de projetos do Bem Estar Animal de Araraquara, a proposta do atendimento veterinário foi inspirada no projeto ‘Cão Feliz é Cão Sadio’, da ONG S.O.S. Melhor Amigo, que leva aos bairros diversos serviços gratuitos. “Vamos fazer um modelo parecido com essa ação, mas agora incorporado como política pública. Vamos mapear os bairros com maiores vulnerabilidades na cidade e inevitavelmente serão as regiões do programa Territórios em Rede, como o Valle Verde, São Rafael, Parque São Paulo, Oitis, Hortênsias e Cruzeiro do Sul. Será uma articulação de serviços entre Prefeitura e entidades parceiras, ONGs, a universidade e a OAB, que tem suas comissões permanentes, entre elas a de proteção animal”, explica.

Ao atingir essas regiões, as equipes também levarão à população orientações sobre maus tratos a animais, posse responsável, cuidados com filhotes, dicas de saúde. “Levaremos a vacina V10, que previne doenças como parvovirose e cinomose, que temos surto na cidade, o tratamento é caríssimo e o animal sofre muito. Também levaremos vermifugação, que junto com a vacina compõe o serviço veterinário. Levaremos ainda orientações sobre cuidados, saúde e a questão legal, sobre maus tratos e punições. Além disso, nessas visitas serão feitas as fichas de castração, que já é uma lei no Município castrar e implantar o chip”, salienta Gabriela.

Outra ação de Edinho nessa área terá início já neste mês de novembro, que é levar a castração gratuita a regiões mais remotas da cidade. Para isso, a Prefeitura conta com uma importante ferramenta que é o Castramóvel, uma clínica ambulante que oferece serviços veterinários, destinada à esterilização cirúrgica e microchipagem de animais de pequeno porte (cães e gatos). O projeto foi implantado na cidade por intermédio da vereadora Juliana Damus.

Vale destacar que a Prefeitura já conta com o serviço de castração gratuita a cães e gatos como forma de controle da população de animais, evitando assim o alto número de abandono que ainda é realidade em nossa cidade.
Somente em 2019, foram mais de 2.200 castrações em que os animais também receberam microchip, número que caiu em 2020 por conta da pandemia.

Outras propostas presentes no Programa de Governo são fomentar a criação de uma cooperativa de produção de alimentos naturais e rações para cães, realizar campanha de vacinação antirrábica de maneira mais ampliada por todo o Município e intensificar as campanhas de adoção de animais, além de divulgar os canais de denúncia de maus tratos de animais. Edinho defende ainda ampliar a implantação de microchip em animais domésticos no Município e implantar a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, garantindo a estrutura física e o incremento da fiscalização.

O Programa de Governo conta com diversas outras propostas para a área, que podem ser lidas aqui.

WhatsApp Edinho Prefeito