Edinho leva testagem de Covid-19 aos bairros de Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho leva testagem de Covid-19 aos bairros de Araraquara

Na manhã desta quarta-feira (4), o prefeito Edinho Silva acompanhou a testagem em massa de Covid-19 no Posto de Saúde do Santa Angelina. Depois de ampliar o procedimento com testes gratuitos na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, a Prefeitura deu início à testagem nos bairros do Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina.

Acompanhado da secretária de Saúde Eliana Honain, o prefeito falou sobre a importância de promover um mapeamento na cidade para se ter um panorama da doença. “Nós queremos ampliar a nossa capacidade de testagem para sabermos onde estão as pessoas contaminadas. Se nós soubermos, poderemos entrar com o tratamento e com o protocolo de forma antecipada, inclusive fazendo a internação de prevenção para que esse paciente não agrave. Para isso, é preciso fazer uma busca ativa, que é o que estamos fazendo com as unidades no Terminal de Integração, na Praça Santa Cruz e agora em mais seis bairros da cidade”, explicou.

Edinho destacou a necessidade de manter todas as atenções e cuidados visando a contenção do vírus na cidade. “Nós precisamos continuar com a guarda alta. Vamos continuar lutando contra o coronavírus. Sessenta e quatro pessoas perderam a vida em Araraquara e nós temos que derrotar a pandemia”, acrescentou Edinho.

Eliana Honain também destacou a importância de ampliar as testagens na cidade. “É com muita alegria que nós reiniciamos essa coleta de exames, principalmente para pacientes assintomáticos, porque muitos pacientes podem desenvolver a doença sem nenhum sintoma. Com isso, identificando precocemente, nós conseguiremos fazer a prevenção”, salientou.

União contra a Covid-19

A secretária de Saúde aproveitou para agradecer aos profissionais envolvidos na iniciativa. “Se hoje temos esse sucesso no controle da pandemia, apesar de 64 óbitos, foi porque os nossos funcionários, não só da Saúde, mas todos os funcionários da Prefeitura, se engajaram diariamente nessa luta. A eles deixo a nossa gratidão, porque sabemos que não é fácil administrar mais uma atividade como essa”, completou Eliana.

Edinho também destacou o trabalho dos funcionários da Saúde na cidade. “Nossa gratidão a todos os servidores da Prefeitura que têm estado conosco, não só nessas seis unidades, mas na UPA da Vila Xavier, na Praça Santa Cruz, no Terminal de Integração, no Hospital da Solidariedade e em toda a nossa rede. Tem uma grande união entre os servidores da Saúde para que possamos derrotar a pandemia. Minha gratidão também aos servidores da Prefeitura que ficam no suporte para que tudo isso funcione”, concluiu o prefeito.

Os testes

Realizados por uma parceria entre Prefeitura, Uniara, Instituto Butantan e Laboratório Hilab, os testes são realizados das 7 às 8h30, com distribuição de 20 senhas diárias em cada unidade. O serviço atende pessoas assintomáticas, enquanto pessoas com sintomas gripais devem procurar a UPA da Vila Xavier, que funciona 24 horas. Os resultados são emitidos por SMS ou via e-mail, em até 24 horas. Quando o exame é positivado, o caso é notificado e a pessoa é encaminhada ao serviço de saúde.

A coleta é de sangue venoso e o exame identifica dois tipos de anticorpos: IGG, que é o anticorpo da fase aguda da doença, ou seja, indica que a pessoa ainda está em fase de transmissão, e o IGM, que é o anticorpo da fase latente, o que significa que a pessoa já teve a doença.

Situação em Araraquara

Em Araraquara, o índice de testagem para coronavírus é maior que a média do Brasil. A cidade realizou quase 40 mil testes até o mês de outubro, com uma taxa de testagem de 16.755 para cada 100 mil habitantes, enquanto a média do Estado de São Paulo é de 11.500 para cada 100 mil habitantes e a média do país é de 10.280 para casa 100 mil habitantes.

Segundo o boletim divulgado nesta terça-feira (3), 16 novos casos foram registrados em Araraquara, que teve um total de 5.634 casos confirmados, com 64 óbitos.

Ao todo, 160 pessoas permanecem em quarentena e 5.410 já saíram, enquanto 88 amostras aguardam resultado de exames. A cidade tem 42 pacientes internados com a doença e 29 estão em enfermaria, sendo 8 suspeitos e 21 confirmados, além de 13 que estão na UTI, entre os quais são um suspeito e 12 confirmados.

Do total de 42 internados, 34 são moradores de Araraquara e 8 são de outros municípios . A taxa de ocupação é de 29,5% de leitos de enfermaria e 23% de UTI (serviços público e privado). Na Santa Casa, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 100% na enfermaria e 80% na UTI, enquanto o HEAB tem 4 pacientes internados e o Hospital de Campanha tem 6 pacientes internados.

WhatsApp Edinho Prefeito