Eliana Honain apresenta documento que comprova que Prefeitura não comprou respiradores - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Eliana Honain apresenta documento que comprova que Prefeitura não comprou respiradores

Em entrevista concedida na tarde desta quinta-feira (5) para o portal Araraquara 24 Horas, a secretária municipal de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, conversou com o jornalista Sérgio Cayres e explicou a situação envolvendo a compra de respiradores para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O assunto foi transformado em uma polêmica que vem sendo utilizada por alguns candidatos à Prefeitura de Araraquara para atacar o atual prefeito Edinho Silva durante a campanha eleitoral.

De acordo com a secretária de Saúde, o grande problema no início do enfrentamento da Covid-19 em Araraquara era a falta de respiradores. Naquela época, o Município se empenhava em organizar o Hospital de Campanha e toda a estrutura oferecida para o enfrentamento da pandemia. “Não só Araraquara precisava de respiradores, mas o Brasil inteiro e os outros países do mundo também. Encontramos uma empresa que cotou em um valor menor que a Secretaria Estadual de Saúde pagou”, relata.

Eliana relata que a empresa afirmou que entregaria 25 respiradores em dez dias, vindos da China. Após fechar o negócio, quando questionada pela imprensa, respondeu que havia feito a compra dos respiradores e que seriam entregues dentro de uma semana. “Eu não disse que os respiradores estavam em Araraquara. Eu disse que compramos e que iria chegar. É como um carro novo que você vai comprar e tem que pagar um sinal para a agência. Se acontecer algo e a agência não tiver mais o carro, o negócio é desfeito e o sinal é devolvido”, exemplifica.

Vale destacar que, na última semana, um vídeo passou a circular nas redes sociais com uma montagem onde o prefeito Edinho afirma que não comprou os respiradores e em seguida é mostrada uma imagem onde Eliana Honain afirma ter feito a compra. Para a secretária, a montagem foi feita com a intenção de gerar um entendimento errado do caso. “Isso é muita maldade. Quem me conhece sabe que é maldade. Dizem também que a empresa não é idônea, mas são todas as empresas que estavam disponíveis no mercado e que venderam para inúmeros municípios. Meus funcionários, que são todos funcionários de carreira, fizeram essa cotação e depois disso fizeram o empenho. Ou seja, tivemos a intenção de comprar. E depois o prefeito disse que não compramos porque não se efetivou a compra”, esclarece.

Desistência documentada

Na entrevista desta quinta, Eliana também exibiu um documento onde a empresa afirma que não conseguiu embarcar os respiradores na China e por isso desistia da venda e faria a devolução do sinal pago pela Prefeitura de Araraquara. “A compra nunca se concretizou. Os Estados Unidos interditaram toda a saída da China e a empresa não conseguiu tirar os respiradores de lá. Está tudo respaldado e documentado. A Prefeitura não tem relação nenhuma com a empresa. A relação da Prefeitura é o menor preço”, salienta.

Incômodo político

Para Eliana Honain, as acusações são motivadas pelo incômodo causado pela eficiência do prefeito Edinho na maneira de conduzir a no enfrentamento do coronavírus. “É muito fácil atacar naquilo que outros não teriam a competência de fazer. O que incomodou e o que incomoda é a competência de como Araraquara conduziu a pandemia. Enquanto outras cidades entregavam resultados de exames em 12 dias, nós entregávamos em 24 horas. Querem macular a minha honra e a do prefeito Edinho por uma compra que não se concretizou”, diz a secretária.

Os 25 respiradores que viriam para Araraquara são do mesmo modelo que o governador João Dória comprou para as cidades do Estado de São Paulo. “Ele comprou e a gente agradece muito. Ele nos cedeu dez respiradores que estão no Hospital de Campanha. Depois ele fez uma compra, não por R$ 168 mil como nós, mas por R$ 194 mil. Mas está certíssimo, porque o intuito era ter respiradores para a população do estado de São Paulo e ele fez seu papel”, afirmou.

WhatsApp Edinho Prefeito