Edinho visita assentamentos de Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho visita assentamentos de Araraquara

Neste sábado (7), o prefeito Edinho Silva visitou dois assentamentos de Araraquara. Após fazer uma parada em Bueno de Andrada para comer a tradicional ‘coxinha dourada’, o prefeito passou pela Padoka do Assentamento Monte Alegre, que foi inaugurada em 2008 pelo próprio Edinho, em sua primeira passagem pela Prefeitura.

Depois, Edinho foi até o Espaço da Gisele, que pertencia à Padoka e agora tem um espaço próprio. “Lá pude conferir como está o andamento de seu empreendimento, mais um local para atender os ciclistas e os turistas que visitam os assentamentos da fazenda Monte Alegre”, salientou.

Ainda no assentamento, o prefeito visitou o lote do Zé Negão, onde também foi recebido com carinho pela sua família e amigos. “Por fim, fui até a casa da Preta, e do Luzinho, que reuniu amigos e familiares para um almoço e para uma conversa muito boa”, disse Edinho, que agradeceu a todos que o acolheram de forma muito fraternal.

Bela Vista

No período da tarde, Edinho se dirigiu ao Assentamento Bela Vista, onde conversou com várias famílias. “A minha história com os assentamentos da região não é recente. No caso da Bela Vista, vem desde a década de 90, antes de eu ocupar qualquer cargo público. É um compromisso com toda a batalha das famílias pelo direito de produzir naquela terra”, ressaltou.

O prefeito avaliou o encontro como produtivo. “O diálogo foi muito bom, como sempre. Fiquei muito grato por ver que nossa dedicação em investir no assentamento vem sendo reconhecida pelos moradores, que compartilharam relatos emocionantes de como suas condições de vida melhoraram após os nossos governos”, acrescentou.

Os moradores também apresentaram sugestões para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais. “Agradeço a todos e todas pela receptividade, acolhida e por todo o carinho. Agradeço também à candidata a vereadora Silvani Silva (PT), assentada da Bela Vista, e ao vereador e candidato à reeleição Paulo Landim (PT) por terem me acompanhado nesta conversa. Agradeço também a presença do meu vice-prefeito Damiano Neto”, completou Edinho.

Neste domingo (8), o prefeito visitará o Assentamento Horto de Bueno, onde passará pelo Sítio do Willian, pela Pista de Motocross e fará uma reunião com os moradores.

Ações voltadas para agricultura e assentamentos

Em seu atual mandato à frente da Prefeitura, Edinho implantou programas que atendem 300 agricultores. Uma das ações foi a retomada do Programa de Agricultura Familiar (PAA), que tem uma média de 90 agricultores atendidos anualmente e uma média de 210 toneladas de alimentos anualmente, além de R$ 577 mil investidos anualmente com recursos federais, com cerca de 30 entidades beneficiadas por ano.

Outra iniciativa importante é o Programa Municipal de Agricultura e Interesse Social (PMAIS), que distribui cestas de hortifrutis, adquiridos pelos produtores rurais, às famílias dos CRAS e entidades. O programa atendeu 40 produtores atendidos e 3 cooperativas, arrecadou uma média de 140 toneladas de alimentos e doou a 27 entidades e mais de 300 famílias por semana dos CRAS.

A Prefeitura também fez um investimento de R$ 67 mil em obras de adequação estrutural e hidráulica da estação compacta de tratamento de esgoto do Bela Vista, onde também inaugurou a Casinha de Correios.

A atual gestão municipal também promoveu cursos para a população de assentamentos, como o Curso Jovem Agricultor do Futuro, em parceria com o Senar, o Curso de Agroecologia, em parceria com o Instituto Federal de Matão, para mulheres do assentamento, o Curso de Capacitação para mulheres no IFSP e o Curso de capacitação para os produtores, além de projetos de zumba para mulheres dos Assentamentos Bela Vista e Monte Alegre, escolinhas de esportes no Bela Vista e no Monte Alegre, além de Oficinas Culturais, com aulas de balé e violão.

Propostas

O Programa de Governo de Edinho para o mandato de 2021 a 2024 apresenta diversas propostas para os produtores rurais, como ampliar o programa de feiras da pequena produção e dos assentamentos e estruturar e ampliar a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária, criando um espaço voltado ao turismo, de modo a movimentar a economia e criar renda para as famílias. Edinho também propõe implementar ações de caráter intersetorial, por meio da inclusão produtiva, formação e qualificação para o trabalho em iniciativas de geração de trabalho e renda que articulem redes de saúde e de economia solidária.

O Programa de Governo também propõe criar um banco comunitário e uma moeda social, além de garantir, manter e aprimorar o programa de segurança alimentar nas escolas, com aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Edinho propõe também implementar uma equipe volante de assistência social para atendimento aos Assentamentos Bela Vista e Monte Alegre, com o objetivo de prestar serviços de Proteção Social Básica em territórios extensos, isolados, áreas rurais e de difícil acesso. Também existem propostas para criar o Bolsa Auxílio Jovem e fortalecer e ampliar os programas sociais municipais já implantados: PIIS, Bolsa Cidadania e Jovem Cidadão.

WhatsApp Edinho Prefeito