PS do Melhado será reaberto e vai ajudar no combate à covid-19 - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

PS do Melhado será reaberto e vai ajudar no combate à covid-19

O Pronto Socorro do Melhado será reaberto, nesse momento, como uma unidade estruturada e de retaguarda para apoiar no combate à pandemia da covid-19. O prefeito Edinho Silva esteve nesta terça-feira (10) no local e apresentou a ala que receberá os leitos que estavam na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila Xavier. O prefeito devolveu as chaves da Igreja e anunciou, durante uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, o retorno das atividades no PS do Melhado. 

“Araraquara está muito grata à igreja por esse gesto de solidariedade e de compromisso com a saúde pública. Agora, esses leitos de retaguarda para pacientes suspeitos que aguardavam o resultado dos exames serão instalados no Pronto-Socorro do Melhado para que a igreja volte às suas atividades”, agradeceu Edinho. 

O prédio da igreja integrou o Complexo de Triagem organizado na UPA da Vila Xavier, onde foi montada uma estrutura responsável pela triagem dos pacientes que chegavam com suspeita do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. O local, que funcionou por seis meses, entre abril e outubro, contou com mais de 300 pessoas atendidas.  

“Em nome do presidente da Estaca de Araraquara da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Otávio Martins, do ex-presidente da Estaca, Dalton Ginatto, e de Rogério Tampellini, que integra a igreja, agradeço a toda a comunidade por ter colaborado conosco na luta contra a Covid-19”, concluiu o prefeito, que esteve acompanhado da secretária de Saúde, Eliana Honain, da diretora-executiva da Fungota, Lúcia Ortiz, e de outros profissionais da área da Saúde e secretários municipais.

Visita ao PS do Melhado
 

Após devolver simbolicamente a igreja, Edinho se dirigiu ao Pronto Socorro do Melhado, que está sendo equipado. No local, o prefeito realizou uma live em sua página no Facebook, onde esclareceu que os leitos da enfermaria usados no imóvel da igreja serão repostos pela nova unidade de saúde. “O Pronto Socorro do Melhado está praticamente pronto. Nós temos ainda obras, principalmente da parte externa, mas a parte interna está praticamente pronta. E nós, nesse período de enfrentamento da pandemia, vamos usar essa ala do Pronto Socorro do Melhado já nesse momento, para que a gente possa ter os leitos de enfermaria que estavam lá no templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, explicou Edinho, que lembrou que o local terá 33 leitos.  

O prefeito destacou ainda que o PS do Melhado atenderá os pacientes que precisam de diagnóstico e também os casos mais simples, enquanto os leitos da Santa Casa e do Hospital de Américo Brasiliense foram liberados para casos mais graves e cirurgias eletivas. “Eu fico emocionado porque, na minha avaliação, esse local jamais deveria ter sido fechado. Mas ele está totalmente recuperado, pronto para atender os pacientes de Covid-19. Estamos terminando a instalação do tomógrafo, a instalação elétrica do raio-x, do ultrassom, de endoscopia, vamos começar a montagem do laboratório para que sirva à sua função, que é ser um suporte das nossas UPAs”, salientou Edinho, que mostrou as novidades do local em sua transmissão. 

Fechado em 2012 pelo governo anterior, o PS do Melhado tem suas obras viabilizadas por meio de recursos do Ministério da Saúde, que liberou R$ 8 milhões.

WhatsApp Edinho Prefeito