Edinho fala sobre suas propostas na APAE - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho fala sobre suas propostas na APAE

Nesta sexta-feira (13), o prefeito Edinho Silva e o vice-prefeito Damiano Neto estiveram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araraquara, onde foram recebidos pela diretoria e equipe de profissionais.

No local, o prefeito participou de um diálogo produtivo com os presentes. “A parceria entre a instituição e Prefeitura sempre foram fortalecidas em meus governos. Todo meu respeito e carinho pelo trabalho desenvolvido”, disse Edinho, que falou aos presentes sobre os investimentos feitos na cidade neste último mandato e as propostas que serão implementadas no próximo.

“Pude também ouvir lindos relatos de quem foi auxiliado por projetos sociais da prefeitura e dos que passaram pela rede municipal de saúde e foram bem acolhidos. Esse reconhecimento é motivo de muita alegria. Também foram ressaltadas todas as nossas parcerias e a importância delas”, completou Edinho, que agradeceu os diretores Adriana Aparecida, Lígia Celante, Márcia Martins, Vilmo Cioni e Artur Wormhoudt.

Ações da Prefeitura

As pessoas com deficiência possuem uma plenária temática no Orçamento Participativo, que elegeu, no atual mandato de Edinho, ações e projetos importantes para esse público.

Em abril de 2019, a Prefeitura inaugurou o Centro Dia para Pessoas com Deficiências ‘Professor Joaquim Ferreira Vieira’, na Apae. Araraquara também contou com a implantação do Centro de Referência Municipal especializado no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que já está concluído e teve sua inauguração adiada por conta da pandemia do novo coronavírus.

A atual gestão municipal também promoveu a realização da Semana Municipal de Conscientização do Autismo (desde 2017 em parceria com entidades), o Dia da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (outubro), ações durante o ‘Setembro Verde’ (lei municipal pela inclusão das pessoas com deficiência) e a realização da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências (agosto). Também foi promovida a campanha ‘Transformação Solidária’: parceria com os Rotary Club de Araraquara, Carmo e Santa Angelina, Fisa (Fundo das Instituições Sociais de Araraquara) e Câmara Municipal, para arrecadar tampinhas de garrafas PET e lacres de alumínio para serem revertidos em leite, fraldas geriátricas e cadeiras de rodas (lançamento em agosto de 2018).

Araraquara conta ainda com a Assessoria Especial de Políticas para a Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, que presta orientações e faz encaminhamentos quanto aos direitos e benefícios do ponto de vista legal.

WhatsApp Edinho Prefeito