Prefeito Edinho anuncia as titulares das duas primeiras pastas - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito Edinho anuncia as titulares das duas primeiras pastas

Eliana Honain e Clélia Mara dos Santos são reconduzidas às Secretarias de Saúde e Educação

O prefeito Edinho utilizou suas redes sociais na tarde desta segunda-feira, dia 04, primeiro dia útil de 2021, para fazer o anúncio das titulares das duas primeiras Secretarias do mandato 2021-2024. A enfermeira de carreira, Eliana Honain e a cientista social, com experiência  na área educacional, são reconduzidas aos cargos de Secretária de Saúde e Secretária da Educação, respectivamente.

Segundo Edinho, as duas foram as primeiras nomeadas em virtude do momento vivenciado pela pandemia do novo coronavírus, em que os temas saúde e educação se tornam centrais e norteadores das demais ações. “Eliana Honain volta para a Saúde e Clélia para a Educação para continuarmos firmes no enfrentamento à pandemia”, destacou em sua live no Facebook pessoal.

De acordo com o prefeito, é preciso preparar as medidas necessárias, de forma responsável e gradual, para o retorno das atividades escolares e outras envolvendo crianças e adolescentes. “Elas (crianças e adolescentes) não podem mais continuar pagando o preço alto dessa pandemia. Nossa prioridade é preservar vidas, claro. Mas sabemos o quanto estão sofrendo fora das atividades escolares. É preciso iniciar esse processo. Estamos vendo vários países endurecendo em diversas medidas, mas garantindo essas atividades”, destacou. Hoje a secretária Clélia abordou o tema em entrevista a um programa jornalístico de rádio de Araraquara. Confira aqui (https://www.youtube.com/watch?v=lU6bIA1w9oo&feature=youtu.be).

Eliana Honain é enfermeira formada pela USP (Universidade de São Paulo), e compõe a carreira da Prefeitura há mais de 30 anos. É também professora do curso de Medicina da Universidade de Araraquara (Uniara). Já foi secretária de Saúde de Edinho no primeiro governo (2001-2008) e Secretária Municipal de Saúde na Gestão 2017-2020, e coordenadora do Comitê de Contingência do Coronavírus, dando visibilidade a cidade como menor letalidade do estado por coronavírus e uma das cidades brasileiras com maior capacidade de testagem. Araraquara foi destaque no enfrentamento à pandemia no Jornal Francês “Liberatión”.

Clélia Mara Santos é Cientista Social formada pela Unesp de Araraquara. Integrou de 2009 a 2014 o quadro de gestores do MEC (Ministério da Educação), em Brasília. Foi Coordenadora Geral de Articulação Transversal da Secretaria de Educação Básica e Coordenadora Geral de Redes Públicas. Integrou a equipe responsável pelo Pacto Nacional de Alfabetização Idade Certa. Foi representante do MEC nos fóruns estaduais permanentes de apoio à formação docente. Foi secretária de Gestão, Controle e Normas na SECOM/PR, além de Secretária de Governo e de Educação no governo de Edinho entre 2001 e 2008 e Secretária Municipal da Educação de 2017 a 2020.

WhatsApp Edinho Prefeito