Edinho acompanha vacinação de profissionais de saúde contra Covid-19 - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho acompanha vacinação de profissionais de saúde contra Covid-19

O prefeito Edinho e a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, acompanharam na manhã deste sábado (6) a continuidade da vacinação contra a Covid-19 em Araraquara, com a imunização de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que atuam no sistema privado (consultórios e clínicas).

Esta etapa da vacinação ocorre neste sábado, até as 17h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na esquina da Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36) com a Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8). É necessário apresentar o registro de classe, comprovando o exercício profissional.

“Continuamos vacinando os profissionais da saúde. Araraquara, com essa campanha de hoje, pode chegar ao final do dia com 7 mil vacinados. Todos fiquem tranquilos, porque todos serão vacinados. Vamos trabalhando firmes e com dedicação para imunizar a população e diminuir o risco de contaminação”, afirmou Edinho.

O prefeito pediu novamente a colaboração dos moradores de Araraquara na contenção da transmissão do coronavírus. “Vamos evitar qualquer tipo de aglomeração. Araraquara bateu o pico da contaminação. Se não frearmos a contaminação, não vamos conseguir desafogar nossas unidades de saúde. Quem colocou Araraquara na fase vermelha foi a população de Araraquara. E quem vai tirar da fase vermelha também será a população. É uma responsabilidade coletiva. Do nosso lado, vamos continuar trabalhando”, declarou o prefeito.

A secretária de Saúde lembrou que a vacinação é realizada de acordo com a remessa de novas doses do Governo Federal e do Governo do Estado para o município. “Quero agradecer a toda a equipe da Secretaria de Saúde por toda essa estrutura montada para o atendimento adequado. É preciso tranquilidade, porque todos serão vacinados conforme as remessas de vacinas cheguem”, explicou Eliana.

Entre os vacinados, o sentimento é de esperança. “Sem dúvida, é um pontinho de esperança para a gente. Fico mais tranquila para os atendimentos dos pacientes, principalmente os mais idosos. E, é claro, esperando a segunda dose ainda”, afirmou a fisioterapeuta Alessandra Martiniano de Oliveira, que elogiou a estrutura montada para a vacinação. “Não houve um tempo grande de espera, apesar da fila. Estava bem organizada e fui atendida rapidamente”, relatou.

A fisioterapeuta Nathália Beloti é especializada em atendimento de idosos e também demonstrou alegria ao tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19. “É um momento de muita ansiedade e de alegria. É uma esperança de que a gente vença a pandemia. Vamos torcer para que tudo isso acabe logo e bem”, declarou.

Próximas etapas
Na segunda-feira (8) serão vacinados os cirurgiões dentistas, das 8h às 17h, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD de Araraquara (Rua Nove de Julho, a Rua 2, nº 2340). Também será obrigatório a apresentação do registro de classe comprovando o exercício profissional.

Na terça-feira (9) serão imunizados os farmacêuticos, também das 8h às 17h, na sede do Conselho Regional de Farmácia (Rua Humaitá, a Rua 9, nº 2046). Será exigido o comprovante do exercício da atividade.

As demais categorias de profissionais liberais que atuam no município deverão aguardar os próximos cronogramas, que serão divulgados em breve. Todos os profissionais da área de saúde do município serão imunizados.

Idosos com 90 anos ou mais
Durante a próxima semana, de segunda (8) a sexta (12), serão vacinados os idosos com 90 anos completos ou mais, das 7h30 às 16h, no Sesa, com entrada pela Avenida Portugal, entre as ruas Itália (Rua 7) e Expedicionários do Brasil (Rua 8), no Centro. Não há necessidade de agendamento, apenas a apresentação de um documento de identificação.

Os que estão acamados e são cadastrados nas unidades de saúde do município receberão a equipe de vacinação na residência. Somente os acamados que não estão cadastrados nas unidades de saúde devem solicitar a vacina através do Disque-Saúde, que é o 0800-771-77-23.

E também haverá drive-thru: de segunda a sexta-feira da próxima semana, idosos com mais de 90 anos poderão tomar a vacina sem sair do carro. O local será o Sesc, com entrada pelo portão do estacionamento principal. O Sesc fica na Rua Castro Alves (Rua 16), nº 1315, no Quitandinha.

Neste momento, os cuidadores de idosos residenciais ainda não serão vacinados, devendo aguardar os próximos cronogramas.

Todos que foram positivados para Covid-19 devem aguardar pelo menos 30 dias após o término do isolamento (quarentena) para buscar a vacina.

WhatsApp Edinho Prefeito