Araraquara participa de capacitação do programa “Município Verde Azul” - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Araraquara participa de capacitação do programa “Município Verde Azul”

O prefeito Edinho, integrantes do Executivo, do Legislativo e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), participaram na manhã desta quarta-feira de uma reunião online de capacitação do programa “Município Verde Azul”. A atividade foi realizada pelo coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva e teve como objetivo apresentar os principais eixos e diretrizes do programa.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época – hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente -, o Programa Município Verde Azul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado.

O coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva, apresentou durante a reunião as ações propostas pelo PMVA que compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo nove diferentes temas estratégicos. “O programa leva em conta critérios comuns que servem para avaliar tecnicamente a eficácia das ações executadas pelos municípios”. Ele explicou que a partir dessa avaliação é gerado o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) do município e ao final de cada ciclo anual é divulgado o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. “Os municípios que atingem nota superior a 80 recebem um certificado que reconhece a boa gestão ambiental municipal e os melhores colocados recebem o prêmio ‘Governador André Franco Montoro’”, explicou.

O prefeito Edinho destacou os importantes avanços nas políticas ambientais na cidade nos últimos anos e os investimentos recentes em melhorias na área. “Nós criamos a primeira Unidade de Conservação do município no Parque do Basalto, ampliamos os PEVs (Pontos de Entrega de Volumosos), estamos recuperando áreas de mananciais e represas, entre outras ações”. Ele também ressaltou a retomada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o trabalho em conjunto realizado com o Daae. “Essa parceria é essencial para construção de uma política de preservação ambiental perene no nosso município”.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, salientou que as ações estão sendo feitas de forma intersetorial. “O meio ambiente é um tema transversal que requer um trabalho conjunto com todos os setores”. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que o prefeito tem dado a Secretaria. “Tenho certeza que o município vai conquistar uma boa classificação”.

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, também reforçou a integração entre as Secretarias e a autarquia. “Essa integração é essencial para que possamos melhorar a qualidade de vida da cidade, sempre visando a garantia de recursos para as próximas gerações”.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Boi (MDB), e a vereadora Thainara Faria (PT); a presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Ana Carolina Marcondelli; entre outras autoridades.

WhatsApp Edinho Prefeito