Edinho participa de live sobre desafios da cultura em tempos de pandemia
O prefeito Edinho participou de uma live promovida pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), da Assembleia Legislativa da Bahia, em comemoração à 8ª edição da “Semana da Dança” (o Dia Internacional da Dança será nesta quinta, dia 29). O evento online teve o tema “Travessia em tempos sombrios – como a dança segue criando?”.
Edinho foi convidado para falar sobre como Araraquara vem lidando com as políticas culturais em meio à crise sanitária da Covid-19. “Nós temos mantido a realização de diversos editais de incentivo à cultura e aos artistas da cidade”, destacou o prefeito.
Por meio da Lei Aldir Blanc, Araraquara recebeu do Governo Federal e repassou R$ 1,5 milhão para 43 espaços culturais e 370 projetos culturais de artistas locais, principalmente em atividades virtuais, transmitidas pela internet.
“É possível vencermos o desafio da Covid-19 e construirmos políticas públicas mesmo em meio a uma pandemia que nos exige o distanciamento social e nos impede o encontro presencial. A cultura cumpre papel muito importante”, afirmou Edinho, que também agradeceu ao deputado baiano Marcelino Galo pelo convite.
Ainda estiveram na live a presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara), Gilsamara Moura, também representando a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura; Matias Santiago, bailarino, coreógrafo e professor de dança; Cristina Castro, coreógrafa, diretora artística e gestora cultural; Roselia Lobato, bailarina, atriz e professora de Dança do Instituto Federal do Maranhão; entre outros bailarinos, coreógrafos, professores de dança e gestores culturais.
A “Semana da Dança” ocorre desde 2013 na Assembleia Legislativa da Bahia, sendo uma realização conjunta da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia (que também trata da Cultura, por considerá-la parte das questões socioambientais) com as escolas públicas estaduais e vários grupos de dança e escolas de dança da Bahia. O deputado Marcelino Galo é engenheiro agrônomo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia.