Edinho se reúne com equipe da Vigilância em Saúde para organização das equipes de testagem - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho se reúne com equipe da Vigilância em Saúde para organização das equipes de testagem

O prefeito Edinho participou de uma reunião nesta quarta-feira (28), na sede da Vigilância em Saúde, para a organização das equipes de testagem para Covid-19 que estão atuando nos bairros e nos estabelecimentos comerciais.

A Prefeitura está fazendo a testagem em empresas do município desde o último dia 12. Até esta quarta, foram 256 estabelecimentos fiscalizados e 2.439 testes aplicados, com 11 positivos.

Caso seja encontrada uma pessoa positivada no estabelecimento, ela é encaminhada para unidade de saúde para avaliação clínica e cumpre o isolamento domiciliar por 14 dias. O estabelecimento passa por higienização criteriosa e os demais indivíduos do grupo são alertados a procurar assistência médica imediata em caso de aparecimento de sintomas.

Já no caso de a investigação encontrar dois positivados ou mais, é desencadeada investigação de surto e, diante da avaliação das autoridades sanitárias, o estabelecimento poderá ser interditado total ou parcialmente por 7 dias, conforme o art. 72 do Código Sanitário do Estado de São Paulo.

Nesta semana, também foi iniciada a testagem nos bairros de Araraquara em famílias que residem em áreas de cobertura das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é obter uma amostra geral da circulação do coronavírus nas diferentes regiões de Araraquara e, se necessário, reavaliar as estratégias de enfrentamento da pandemia, para bloquear a transmissão da doença.

“Estamos entrando em uma nova fase do enfrentamento da pandemia, com a reabertura gradual e segura das atividades econômicas. E isso deve ser feito com estratégia e planejamento, para que a cidade não perca o que já conquistou. Para isso, é necessária testagem da população e bloqueio dos pacientes positivados, não deixando eles saírem da quarentena. Essa busca ativa de pacientes assintomáticos fará com que a cidade tenha maior controle da pandemia”, avalia o prefeito Edinho.

Também participaram da reunião na Vigilância a secretária de Saúde, Eliana Honain, e a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Talitha Martins.

WhatsApp Edinho Prefeito