Gabinete de Gestão Integrada retoma reuniões de forma virtual - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Gabinete de Gestão Integrada retoma reuniões de forma virtual

O prefeito Edinho participou nesta quarta-feira (26) de uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), grupo formado por representantes do poder público, das forças policiais e de segurança do município e de entidades da sociedade civil.

O GGI existe desde 2017, no início do mandato anterior de Edinho, mas teve suas reuniões suspensas no ano passado por causa da pandemia da Covid-19. Agora, o grupo retomou as reuniões de forma virtual, por plataforma online.

“É um espaço fundamental para pensarmos e elaborarmos propostas para melhoria dos índices de segurança pública em Araraquara. Em 2020, todos os principais índices mantiveram a tendência de queda dos anos anteriores: furtos, roubos, homicídios e furtos e roubos de veículos. Vamos continuar trabalhando firmes. Agradeço muito a todos os integrantes do GGI pela parceria”, afirmou o prefeito.

Em sua fala na reunião, o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, apresentou os índices criminais dos últimos anos, que estão em queda.

Ocorreram 16 homicídios dolosos em Araraquara em 2018, 15 em 2019 e 7 no ano passado. Em relação aos furtos, foram 3.003 em 2017, 2.725 em 2018, 2.465 em 2019 e 1.898 em 2020. Nos quatro anos analisados, também houve queda em roubos (763 em 2017, 458 em 2018, 301 em 2019 e 270 em 2020) e furto e roubo de veículos (372, 339, 316 e 225, respectivamente).

“Apesar da pandemia, a gente não pode desconsiderar o que foi construído pelas forças de segurança e pela sociedade. E agora, mesmo com a abertura gradual das atividades, continuamos vendo as quedas nos índices. É uma conjugação de esforços, como os investimentos em videomonitoramento, que estão dando resultados”, analisa João Alberto.

O secretário explica que o diálogo entre as forças de segurança continuou durante a pandemia, mesmo sem as reuniões. “A integração sempre existiu. A pandemia trouxe essa possibilidade de interagir pelas plataformas online. Estamos agora na retomada das reuniões digitais para, assim que possível, voltarmos às reuniões presenciais”, complementa.

Ainda estiveram comigo na reunião, junto com Edinho e João Alberto, o coordenador de Segurança Pública, Alexandre Pomponi; e o gerente de programa da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Magal Verri. Participaram online outros secretários municipais e representantes das forças policiais do município e de entidades e associações.

WhatsApp Edinho Prefeito