Prefeito e secretários vistoriam obra de nova sede do Corpo de Bombeiros - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Prefeito e secretários vistoriam obra de nova sede do Corpo de Bombeiros

O prefeito Edinho e secretários municipais vistoriaram nesta quarta-feira (21) as obras de construção da nova sede do Corpo de Bombeiros de Araraquara, na Rua Domingos Zanin, na principal entrada e saída da cidade.

A obra atende solicitação do comando do Corpo de Bombeiros e tem objetivo de transferir a instituição para um local que atenda melhor às normas de acessibilidade e segurança, garantindo melhores condições de trabalho e atendimento.

“A nova sede será muito mais ampla e melhor localizada, com deslocamento fácil às rodovias SP-310 (Washington Luís) e SP-255 (Antônio Machado Sant’Anna) e à Via Expressa, possibilitando chegar mais rápido às diversas regiões de Araraquara e aos municípios atendidos pelo Subgrupamento na nossa região”, explica Edinho.

A obra inclui os seguintes serviços: construção de prédio com alojamento masculino e feminino, academia, vestiários, cozinha com despensa, refeitório, auditório, salas, cobertura para viaturas, abrigo de lixo, iluminação externa e implementação de elementos de acessibilidade. A área total é de 1.205,41 m², com área construída de 901,86 m².

A construção tem investimento de quase R$ 2,6 milhão e é executada pela empresa Pemcel Projetos de Engenharia, Construção Civil, Engenharia e Locação Ltda. Esses recursos serão cobertos com a venda da área que sedia os Bombeiros desde os anos 1960, na Avenida Francisco Aranha do Amaral, no Jardim Primavera.

Também participaram da visita o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; a coordenadora de Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; e Luiz Sérgio Contente, responsável pela empresa responsável pela obra.

Mudança de sede
Em novembro de 2019, atendendo a uma solicitação do comando da sede do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara, pertencente ao 9º Grupamento, a Prefeitura encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal solicitando autorização para alienação, por licitação na modalidade concorrência, do prédio da Avenida Francisco Aranha do Amaral, onde atualmente está instalada a sede do Corpo de Bombeiros.

O projeto de lei foi motivado por ofício do Capitão PM Comandante Fernando Roberto, no qual ele solicitava ao prefeito Edinho a viabilidade de estudos para a construção de uma nova sede para o 3º Subgrupamento, para abrigar o 1º Pelotão de Bombeiros de Araraquara.

Na sua justificativa, o comandante explicou que o atual prédio, de 1960, teve sua estrutura deteriorada ao longo dos anos, mesmo com todas as adaptações e manutenções realizadas. A construção de uma nova sede, além da melhor estrutura, deveria ter acesso facilitado às principais vias de Araraquara, garantindo redução do tempo de resposta aos atendimentos solicitados pela população.

Seguindo todos os trâmites legais, a alienação foi aprovada pela Câmara Municipal com respaldo jurídico, declaração de interesse público e avaliação do imóvel feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, apontando um valor de R$ 2.908.218,43.

Com a conclusão do processo de alienação, a Prefeitura deu início à construção da nova sede no terreno da Rua Domingos Zanin. O comprador deve esperar o prazo de 12 meses até que a nova sede seja construída e, depois disso, pode dar qualquer destinação ao prédio da Avenida Francisco Aranha do Amaral.

O novo local foi uma indicação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, considerando as especificidades do serviço público prestado. A pasta também foi a responsável pelo projeto do novo prédio.

WhatsApp Edinho Prefeito