Parceria entre Prefeitura e Unimed nas Escolinhas de Esportes é renovada - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Parceria entre Prefeitura e Unimed nas Escolinhas de Esportes é renovada

A Prefeitura e a Unimed Araraquara assinaram, na noite de segunda-feira (2), a renovação do convênio para a continuidade da parceria nas Escolinhas de Esportes, projeto social e esportivo que está sendo retomado neste mês, após a melhora nos índices da pandemia e a vacinação da maior parte da população.

A renovação da parceria, válida até o final do ano, foi assinada pelo prefeito Edinho; pela secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; pelo diretor-presidente da Unimed Araraquara, Dr. José Paulo Luz Lima; pelo diretor de mercado, Dr. Emerson Carlos; e pelo gestor de mercado, Rodrigo Marine.

A Unimed é a principal parceira da Prefeitura nas Escolinhas de Esportes desde 2001 (o projeto começou em 1993). A cooperativa médica fornece os materiais esportivos utilizados pelos alunos e garante o pronto-atendimento em caso de acidentes ocorridos durante as aulas. A Unimed também contribui com passes de ônibus utilizados no transporte.

“As Escolinhas estão em 54 pontos de 41 bairros de Araraquara. Antes da pandemia, chegamos a 6.300 alunos atendidos em 19 modalidades. É o maior projeto de inclusão social por meio do esporte do interior de São Paulo. Muitos atletas profissionais foram revelados pelas Escolinhas e se tornaram ‘espelhos’ para as crianças e adolescentes. Mesmo quem não se tornar um atleta de alto nível será uma cidadã ou um cidadão muito melhor. E, se o projeto ganhou essa dimensão, é porque temos um grande parceiro como a Unimed”, afirmou Edinho.

A secretária Milena Pavanelli agradeceu à Unimed. “Essa parceria começou em 2001 e vem sempre sendo renovada. O esporte é o maior instrumento de inclusão social. E investir em esporte também é investir em saúde. Sou muito grata à Unimed”, declarou.

Para o diretor-presidente da Unimed, as Escolinhas de Esportes contribuem para a formação do futuro de Araraquara e do Brasil. “É uma obrigação moral da Unimed renovar essa parceria. É um prazer muito grande participar desse projeto”, disse José Paulo Luz Lima.

Dr. Emerson Carlos também falou sobre a importância da parceria. “É um ano muito especial para a gente. A Unimed está completando 50 anos na cidade. Nosso lema é que a gente sabe cuidar das pessoas. Nós vivemos desta comunidade, e a gente quer devolver isso a ela. A gente quer que a população esteja bem”, disse o diretor.

O gestor das Escolinhas de Esportes, Júlio Cezar Invenzioni Alexandre, falou sobre a retomada depois de 1 ano e 5 meses, por causa da pandemia, e destacou que o programa também “forma campeões da cidadania”.

Atleta da Ferroviária e bicampeã da Taça Libertadores da América Feminina, Nicoly Aprígio da Silva falou em nome dos ex-alunos das Escolinhas. “Não são todas as pessoas que conheci que saíram das Escolinhas para serem profissionais, mas a gente sabe da diferença que o projeto faz na vida das pessoas. Fico feliz de ver que vocês continuam dando esse apoio junto à Prefeitura.”

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), elogiou a continuidade da parceria. “A Unimed, incentivando as Escolinhas, está preservando a saúde. O esporte é vida, o esporte é saúde”, declarou.

Também estiveram no ato de assinatura a vereadora Thainara Faria (PT) e os vereadores Paulo Landim (PT) e Emanoel Sponton (Progressistas); a secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte; a coordenadora de Projetos Sociais da Secretaria de Esportes e Lazer e presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o coordenador de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Edio Lopes; o coordenador de Gestão das Ações de Proteção contra Covid-19 nas Escolinhas de Esportes, Alisson Alves da Silva, além de outros gestores e monitores; e o coordenador de Marketing da Unimed Araraquara, José Geraldo Benassi.

Retomada
As matrículas para as Escolinhas de Esportes serão retomadas nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Esportes e Lazer, com o retorno das aulas presenciais para o próximo dia 17.

O retorno envolverá a prática de 19 modalidades: futebol, futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, xadrez, damas, atletismo, karatê, judô, taekwondo, tênis de mesa, tênis, badminton, skate, rugby, capoeira e ginástica artística.

As Escolinhas voltarão às atividades com uma nova estrutura de gestão, em que a cidade foi dividida em quatro setores e cada um deles ficará sob a responsabilidade de um gestor.

As aulas seguirão todos os cuidados e protocolos de saúde de prevenção da Covid-19. Em modalidades coletivas serão evitados os jogos e serão passados exercícios físicos e técnicos da modalidade, assim como nas lutas, evitando o contato físico.

As Escolinhas obedecerão o decreto que prevê a utilização de 60% da capacidade máxima de cada local, e as atividades serão praticadas em espaços maiores.

WhatsApp Edinho Prefeito