Internações por Covid-19 em Araraquara atingem menor índice do ano - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Internações por Covid-19 em Araraquara atingem menor índice do ano

Araraquara chegou nesta terça-feira (17) ao menor índice de internações por Covid-19 deste ano: 47 pacientes contaminados pelo coronavírus estão em hospitais públicos e privados do município, segundo o boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus.

Com as medidas rígidas de isolamento social adotadas pela Prefeitura em junho, como o lockdown (que leva algumas semanas para refletir nas internações e óbitos), e a aceleração do processo de vacinação da população, os gráficos apontam uma queda acentuada nas internações nos últimos 60 dias. 

Antes desta terça-feira, o menor número de internações era o dia 1º de janeiro, com 49 pacientes. Agora, na série histórica desde o início da pandemia, a data mais recente com menos pacientes internados é 29 de dezembro de 2020, com 43 — quando a variante P.1, mais transmissível, ainda não circulava no município. No pior momento da pandemia, em fevereiro, chegou-se a 247 internados. 

“É uma marca importante nesta luta que estamos enfrentando desde o ano passado. Resultado dos esforços de todas as equipes de saúde e da compreensão da população. A gente reforça para que os faltosos da vacina compareçam e a população possa se vacinar com as duas doses, além de continuar mantendo todos os cuidados de prevenção”, afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain. 

Em relação à média móvel, Araraquara registra no momento uma média de 49 casos novos de Covid-19 por dia, número bem abaixo dos 165 casos de média móvel do último mês de junho e dos 189 da média móvel de fevereiro — quando foi detectada a presença da P.1 em Araraquara e na região. 

A queda nas contaminações e nas internações se reflete nos óbitos. Em agosto, após 17 dias, nove pessoas perderam a vida em decorrência de complicações do coronavírus. No mês de julho foram 47 vítimas fatais. 

Vacinação
Nesta terça-feira, Araraquara chegou a 70,80% da população total com ao menos uma dose ou dose única das vacinas contra a Covid-19. Levando-se em conta a população adulta, em estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, são 94,81% já vacinados. Imunizados completamente, ou seja, com duas doses ou a dose única, são 30,78% da população e 39,82% da população adulta. 

Até o momento, o município aplicou 242.114 doses das vacinas, sendo que 168.743 pessoas tomaram a 1ª dose, 67.427 receberam a 2ª dose e 5.944 tomaram vacina de dose única. O andamento da imunização em Araraquara avança conforme o município recebe novas doses de vacinas enviadas pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde. 

A vacinação chegou nesta terça-feira aos jovens com 20 anos ou mais. Nesta quarta (18) é a vez das pessoas com 19 anos e, na quinta (19), dos araraquarenses com 18 anos de idade. 

Essas faixas etárias podem tomar a 1ª dose da vacina em qualquer um dos polos instalados nas unidades de saúde da Vila Xavier, do Jardim Iedda, UPA Valle Verde, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, além do Sesa e dos drive-thrus do Sesc e também do Cear.

É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o www.vacinaja.sp.gov.br.

Mais informações sobre a vacinação em Araraquara podem ser encontradas no site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br.

WhatsApp Edinho Prefeito