CER do Hortênsias passará por reforma e ampliação - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

CER do Hortênsias passará por reforma e ampliação

Nesta sexta-feira (20) foi realizada uma solenidade no CER Anunciata Lia David, no Jardim das Hortênsias, onde foi assinada a Ordem de Serviço de início das obras de reforma e ampliação da unidade educacional. O CER conta atualmente com 275 crianças matriculadas e a reforma foi uma demanda eleita pelos moradores do bairro por meio do Orçamento Participativo.

A obra, que será executada pela Cipres Construtora Eireli, contará com um investimento de R$ 1.095.415,85 por meio de contrato firmado entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e o Finisa (Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). O prazo de execução é de 150 dias.

A ampliação da unidade contempla a construção de uma sala de biblioteca, sala de professores, sala de berçário, fraldário, sala de recreação, sala de apoio ao banho, novos sanitários infantis e solário. A reforma inclui obras estruturais, substituição de esquadrias do corredor e refeitório, pisos e revestimentos, substituição de bancadas, louças e acessórios, obras nas instalações hidráulicas e elétricas, pintura e limpeza final da obra.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a cerimônia desta sexta-feira contou com público reduzido e seguiu os protocolos de segurança sanitária preconizados pelo Comitê de contingência do Coronavírus. A população pôde acompanhar ao vivo a transmissão pelo Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível.

Para o prefeito Edinho, o Orçamento Participativo foi o grande diferencial para a autorização da obra e é fundamental para que a Prefeitura administre a cidade ao lado da população. “São R$ 34 milhões que a Prefeitura está investindo só em obras do OP. O Hortênsias tem obras, mas muitos outros bairros de Araraquara também têm obras escolhidas pelo Orçamento Participativo. Eu quero que vocês continuem acreditando no OP. Ele não é perfeito, é feito por gente, e às vezes a gente erra, a gente falha, mas a vontade do prefeito é para que o OP fique cada dia melhor. E vai ficar cada dia melhor porque o aprendizado é algo constante. Estamos aprendendo a fazer com que o Orçamento Participativo represente cada dia mais o desejo da nossa comunidade. Não tem forma melhor de se governar”, exaltou.

A secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou que a obra fará a diferença na educação de muitas crianças. “Eu acredito fortemente que um espaço educador fala por si. Cada um desses espaços que vemos aqui, o playground, o mochileiro, a casa de bonecas, oferece uma forma de educar. Cada espaço, cada canto, tem que efetivamente ser bonito, ser utilizável e ser também um espaço de ensino e aprendizagem, porque cada espaço no ambiente escolar educa e traduz uma forma de concepção de vida e de mundo. Então, quando falamos que cada espaço da escola precisa ser bom, é porque esse espaço agrega valor à vida de quem aqui está”, articulou.

A secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, mencionou a relevância da obra para o bairro. “Hoje é um dia de festa. Tenho certeza de que em janeiro vamos nos reencontrar aqui e a festa será maior ainda. Se Deus quiser, já estaremos em um momento melhor de pandemia e poderemos receber os pais, as mães e as famílias que fazem parte dessa conquista. Quero agradecer a recepção e dizer que essa comunidade é muito representativa de tudo o que é o Orçamento Participativo, porque de fato vocês se organizaram e lutaram para que fosse possível essa obra de uma escola que nunca tinha ganhado uma reforma”, comentou.

A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Manoel Sponton (Progressistas), que estudou no CER Anunciata Lia David  e enalteceu a atuação dos funcionários da unidade. “Devemos sempre reconhecer o trabalho dos educadores da nossa cidade. Antes de criticarem, convido as pessoas a conhecerem de perto a dificuldade que cada um passa no dia a dia, além do lindo trabalho que é feito aqui. É muito difícil cuidar de uma criança só, imagine de várias. Eles dão banho, alimentação, entregam a criança limpinha, com amor e carinho, por isso me sinto honrado em saber que as crianças do Hortênsias estão nas mãos de cada um de vocês”, explanou.

A diretora Maria Cristina de Souza Pinheiro, que falou em nome dos funcionários e equipe diretiva da unidade, valorizou o fato de a obra ter sido eleita por vontade da comunidade. “Hoje é um dia de festa para a família Anunciata, para nossas crianças e seus familiares, e para a comunidade do Jardim das Hortênsias, que juntos conquistaram essa reforma e ampliação de maneira linda e emocionante nas plenárias do OP. Eu penso que quem esteve naquela noite em que conquistamos a reforma jamais esquecerá, foi especial e marcante”, afirmou.

Representando a comunidade escolar, Ligiane Macedo da Silva Oliveira também salientou a conquista por meio do Orçamento Participativo. “Em nome da comunidade, já que sou moradora do bairro e mãe de aluno do CER, quero manifestar a satisfação e orgulho dessa conquista, que através da participação efetiva da comunidade, vencemos no OP. Reivindicamos a obra que irá beneficiar tantas famílias de trabalhadores e vulneráveis que temos em nosso bairro. Foi através do trabalho conjunto da escola e da comunidade que essa obra se tornou possível”, declarou.

Também marcaram presença a vereadora Thainara Faria (PT), o secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy; a ex-diretora do CER e atual coordenadora técnica de Apoio aos Conselhos Escolares, Rita de Cássia Ferreira; a ex-presidente do Conselho do Orçamento Participativo (COP), Patricia Ferreira; e  Adriano Souza, diretor comercial da empresa responsável pela obra, Cipres Construtora.

WhatsApp Edinho Prefeito