Edinho e Damiano participam de celebração dos 58 anos da Apae Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho e Damiano participam de celebração dos 58 anos da Apae Araraquara

O prefeito Edinho e o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, participaram na manhã de sábado (28) de uma atividade organizada pela Apae Araraquara (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para celebração dos 58 anos de fundação da entidade.

Além da comemoração do aniversário, a Apae também fez uma homenagem a Hélle-Nice Pinto Passos, que foi voluntária da entidade por muitos anos e faleceu no último mês de maio, aos 85 anos. Ela agora dá nome à Sala de Mães e Voluntárias da Apae Araraquara. Hélle-Nice era viúva de Neil dos Passos, um dos criadores e o primeiro presidente da União dos Ferroviários de Araraquara e proprietário da Livraria Acadêmica, pioneira no município e que funcionou até 1997.

“O surgimento da Apae no Brasil é um marco: uma coisa era a vida das pessoas com deficiência antes da Apae, outra coisa são as políticas públicas depois da fundação da entidade. A Apae sempre lutou por uma sociedade mais inclusiva, sem preconceito. Tem uma história de luta e de superação dos desafios”, afirmou Edinho, que parabenizou todos da entidade pelo aniversário e pelo trabalho.

O prefeito ainda destacou o legado deixado pela homenageada. “Hélle-Nice teve sua trajetória marcada pela solidariedade, para o amor ao próximo e fez a diferença na história de Araraquara. Uma mulher que viveu à frente de seu tempo”, afirmou.

O presidente da Apae Araraquara, Sérgio José, agradeceu a todos da diretoria e aos funcionários pela dedicação. “Quero falar para todos os funcionários: meu muito obrigado. E peço para que sempre deem o melhor de vocês, pois os nossos queridos filhos precisam de toda a competência profissional, aliada ao carinho e ao amor”, destacou.

Sérgio ainda falou sobre a trajetória de Hélle-Nice Pinto Passos. “Nossa homenageada foi membro da diretoria de 1985 a 1989. Ocupou vários cargos, foi diretora de Promoção e Relações Públicas e conselheira fiscal, participava ativamente da Sala de Mães, todas as terças-feiras estava aqui na Apae. Organizava o Chá das Mães nos meses de maio. Outra habilidade dela era vender rifas para beneficiar a Apae. Vamos seguir o exemplo que Hélle-Nice nos deixou: faça o bem, pratique a bondade, seja voluntário”, afirmou o presidente da Apae.

Representando todos os alunos da Apae, o autodefensor Élcio Ferreira da Cruz parabenizou a entidade e ressaltou os feitos de Hélle-Nice na história da entidade. “Ela fez muito pela Apae e estará sempre com a gente espiritualmente. Só tenho a agradecer”, disse.

Filho da homenageada, o advogado e coordenador do curso de Direito da Uniara (Universidade de Araraquara), Fernando Passos, falou em nome da família e contou detalhes da história da mãe na vida pessoal e no trabalho voluntário realizado na Apae. Para Passos, é sua família quem precisa agradecer à Apae, e não o contrário.

“A vida da minha mãe tinha sentido no voluntariado. Minha mãe viveu mais feliz porque vocês permitiram que ela aqui estivesse. Que isso seja um exemplo para que outras famílias busquem a felicidade no voluntariado”, declarou.

Sobre o aniversário da Apae, Fernando Passos parabenizou a entidade e seus funcionários pela dedicação, pelo amor ao próximo e pela luta pela inclusão. “Aqui há pessoas como nós e melhores do que nós. Elas só precisam de um ensino diferente”, observou.

Ainda estiveram na atividade os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Paulo Landim (PT), representando a Câmara Municipal; a superintendente da Apae, Lígia Celante, a diretora técnica e pedagógica, Adriana Biasiolo, e a coordenadora da Sala de Mães e Voluntárias, Maria Lúcia Piovesan Costa, entre outros diretores e funcionários; a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; e o coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro.

Além de Fernando Passos, também estiveram representando a família de Hélle-Nice Pinto Passos a irmã da homenageada, Zilá, o cunhado Nivaldo, os demais filhos, Zé Luiz, Marina, Débora e Adriana (que acompanhou a distância, por videochamada), os netos Maurício, Lucca, Matheus, Mariana e Maiara, entre outros familiares.

Sobre a Apae
A 15ª Apae a ser fundada no Brasil, a entidade de Araraquara foi criada em 28 de agosto de 1963, em assembleia no salão nobre da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que surgiu nove anos após a fundação da primeira Apae no Brasil, no Rio de Janeiro.

A Apae Araraquara atende cerca de 380 usuários com deficiência intelectual, física, visual, transtorno do espectro autista, necessidades educacionais especiais e em situação de vulnerabilidade social. Atua nas áreas de assistência social, saúde, educação, esporte, cultura e lazer, com foco na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

A entidade atende a crescente demanda de pessoas com autismo e também pessoas com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoio nas áreas de saúde, autocuidado, funcionalidade no ambiente doméstico, motora, comunicação, ocupacional, autodefesa, cognitiva, familiar, social e lazer, em busca da máxima autonomia ou cooperação e da participação efetiva em seu ambiente doméstico e na comunidade.

São vários os eventos beneficentes tradicionais realizados durante o ano pela Apae: Chá das Mães e Voluntárias (maio), Arraiá da Bondade (junho), comemorações do Aniversário da Apae (28 de agosto) e Feira da Bondade (novembro).

WhatsApp Edinho Prefeito