Reunião define composição da diretoria do consórcio regional de municípios - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Reunião define composição da diretoria do consórcio regional de municípios

A 1ª reunião de alinhamento e direcionamento para implantação do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Central do Estado de São Paulo (Concen) elegeu, na sexta-feira (27), a composição da diretoria do consórcio de municípios.

O encontro foi realizado no Centro Internacional de Convenção e realizado pelo Sebrae-SP, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. O prefeito Edinho e o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, estiveram presentes.

Após eleição em assembleia entre os representantes municipais, os seguintes prefeitos foram eleitos para a diretoria do consórcio: Luizinho Noli (PL, Santa Lúcia) como presidente; Dirceu Pano (PSDB, Américo Brasiliense) como vice-presidente; Adriano Marçal (PTB, Gavião Peixoto) como coordenador-geral; Dr. Eduardo (DEM, Tabatinga) como presidente do Conselho Fiscal; e Edinho Silva (PT, Araraquara), Marcelo Veronezi (Cidadania, Santa Ernestina), Manoel do Vitorinho (Progressistas, Boa Esperança do Sul) e Carlos Dentista (PSDB, Dobrada) como membros do Conselho Fiscal. A formação do consórcio e a eleição da diretoria serão formalizadas em documento para envio às Câmaras Municipais.

No evento, Sebrae, FGV e representantes do Governo do Estado apresentaram orientações jurídicas para a formação do consórcio, que tem objetivo de potencializar o desenvolvimento regional com políticas públicas que atendam às demandas da população.

Por meio do programa SP+Consórcios, a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae, tem auxiliado os prefeitos na criação e gestão dos consórcios intermunicipais. Segundo o Governo do Estado, ao menos 468 municípios integram algum tipo de consórcio.

Em sua fala, o prefeito Edinho apoiou a organização dos municípios para a formação do consórcio. “Nós estamos vendo a gestão da saúde, da assistência social, dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos, por exemplo, cada vez mais regionalizada. A economia é regionalizada. Portanto, o consórcio da região central será um importante instrumento de gestão e de união entre os municípios, contribuindo para o crescimento econômico e o desenvolvimento das políticas públicas. Araraquara vai trabalhar muito para fortalecer esse consórcio”, afirmou.

Estiveram no evento o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-SP, Tirso Meirelles; o gerente regional do Sebrae, Luiz Andia Filho; o coordenador de Consórcios da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado, Rafael Goffi; a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado, Edna Martins; a Dra. Adriana Cavarzere, representando a Solução Sebrae de Formalização de Consórcios Públicos Intermunicipais; o procurador-geral do Município, Rodrigo Cutiggi; e o coordenador de Articulação Governamental, Danilo Hamilton Alécio da Silva; além de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de prefeituras da região.

WhatsApp Edinho Prefeito