Edinho participa de missa dos 150 anos da Igreja Santa Cruz - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho participa de missa dos 150 anos da Igreja Santa Cruz

O prefeito Edinho participou, na manhã de domingo (12), da missa em comemoração aos 150 anos da Igreja Santa Cruz, na região central de Araraquara. A celebração foi presidida pelo administrador diocesano da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina.

“É uma igreja que faz parte da história de Araraquara e é um dos nossos símbolos, localizada no ‘coração’ da cidade. Em nome do reitor da igreja, padre Ivair Luiz, deixo minha saudação a todas as lideranças religiosas e aos cristãos que são da comunidade da Santa Cruz”, declarou o prefeito.

Também estiveram na missa o padre Marcelo Aparecido de Souza, coordenador diocesano de Pastoral; o padre Célio Lopes, liderança dos missionários redentoristas; a Irmã Marlene da Silva, superiora provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição; e a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

150 anos
A história da Igreja Santa Cruz começa com a inauguração da capela de Santa Cruz, em 1871, construída a partir de uma doação feita por Antônio Garcia de Oliveira. A capela ficava na atual Praça Santa Cruz, em frente à atual igreja e voltada para a Rua Nove de Julho (Rua 2). O construtor da capela foi José Inocêncio de Camargo, veterano da Guerra do Paraguai.

Em 1911, a capela foi demolida e teve início a construção de uma nova igreja, já localizada na Rua São Bento (Rua 3). A construção se arrastou e a obra só foi inaugurada, ainda inacabada, em 1920, com a chegada dos missionários redentoristas. Mais tarde, em 1932, começou um trabalho de remodelação da igreja, com inauguração em 1936 pelo padre Francisco Alves.

Em 1952, padre Miguel Pocce deu início a uma nova remodelação, que praticamente refez a igreja, atingindo seu aspecto atual, com características neogóticas. Essa reforma foi concluída em 1962 pelo padre João Ribeiro de Carvalho e, depois disso, novas reformas e adaptações foram realizadas.

WhatsApp Edinho Prefeito