Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa é aberta com propostas e estatísticas - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa é aberta com propostas e estatísticas

Na noite desta sexta-feira (17), a Escola Municipal de Dança ‘Iracema Nogueira’ sediou a solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa, que ao longo do último mês contou com uma série de lives, eventos e pré-conferências para apresentar e aprovar propostas de avanço para as políticas públicas dessa área. A atividade respeitou os protocolos de segurança sanitária preconizados pelo Comitê de Contingência do Coronavírus e foi transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Araraquara no Facebook, onde o vídeo está disponível para visualização.

Para o prefeito Edinho, é preciso ter a capacidade de organizar a economia solidária para que efetivamente ela aconteça de forma perene em Araraquara. “Eu acredito que seja possível as trabalhadoras e os trabalhadores se organizarem em forma de cooperativa. Eu acredito que seja possível eles se organizarem e produzirem riqueza, distribuírem essa riqueza e criarem uma nova forma de organização da economia. Eu acredito nisso e não quero abrir mão desse sonho”, destacou.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, ressaltou a relevância do encontro. “Essa conferência é um evento que promove debates, avaliações e propostas para continuarmos avançando nas políticas públicas de economia solidária em Araraquara. Também vão ser aprovadas as diretrizes para aprovação do Plano Municipal de Economia Criativa e Solidária que vão vigorar entre 2022 e 2025, e isso é fundamental para o planejamento das ações do próximo período”, mencionou.

A coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária de Araraquara, Camila Capacle, também enalteceu a conferência e lembrou que a Economia Solidária começou a ganhar o apoio da Prefeitura em 2001, no primeiro ano do primeiro mandato do prefeito Edinho. “Avançamos muito nesses 20 anos, mas ainda temos muito a avançar, por isso a importância dessa conferência, por isso a importância de olharmos para tudo o que já construímos e para onde ainda queremos chegar”, apontou.

A presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Economia Solidária e Criativa, Fabiana Maciel, que também representou a comissão organizadora da conferência, elogiou a participação do poder público e dos empreendedores do setor. “Essa conferência é algo muito importante, é o que vai gerir as políticas públicas dentro desse setor, então precisamos da participação de todos, o que aconteceu muito nas pré-conferências e isso foi de bom grado, ficamos muito felizes. Agora é hora de começarmos a trabalhar para fazer essas leis e colocá-las em vigor nos próximos quatro anos”, salientou.

O presidente da Cooperativa Sol Nascente, Edgard Gomes Martins, que representou os empreendimentos de economia solidária, também exaltou a iniciativa. “Esse evento é muito importante para todas as cooperativas porque diz respeito a trabalho, geração de trabalho e renda, criações de leis e de políticas públicas, e do fortalecimento de todas cooperativas. Espero que muitas coisas boas surjam aqui para que possamos dar continuidade nesses quatro anos e que todos os empreendimentos possam ter uma estabilidade e um alicerce baseado em leis que se cumpram”, analisou.

Mapeamento e palestra
O evento contou também com a participação de Milena Nascimento de Moraes, representante do Núcleo de Extensão e Pesquisa de Economia Solidária e Criativa (NEPESC), que apresentou o mapeamento com estatísticas do setor na cidade. “O mapeamento é um projeto de pesquisa onde buscamos coletar dados sobre os empreendimentos de economia solidária daqui de Araraquara e também da região. Esses dados servem para que possamos entender quais são as características desses empreendimentos, como eles funcionam e como é a composição de seus membros”, explicou.

A atividade desta sexta foi encerrada com uma palestra do Prof. Dr. Caio Luís Chiariello, que é pós-doutorado em administração pública – Unesp, mestre e doutor em engenharia de produção – UFSCar, economista – Unesp, pesquisador e extensionista nos temas de Economia Solidária e Cooperativismo, e professor da UFGD. “É muito importante a pré-disposição e a vontade política de se trabalhar com a temática da economia solidária. É um tema muito sensível no município, mas é no município que a vida concreta acontece, é no município que estão os produtores e trabalhadores, e não em Brasília. Embora a política pública federal esteja lá, é aqui que o mundo real acontece e aqui que os problemas, as adversidades vão aparecer e as soluções vão ser encontradas também”, ressaltou.

A conferência
Neste ano, o tema da Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa é: “O fortalecimento das economias solidária, criativa e social na geração de renda: formação de redes de produção, comercialização e consumo consciente”. A programação foi dividida em Ciclo de Economia Criativa, Ciclo de Economia Solidária e Ciclo de Economia Social e Temas Transversais.

Neste sábado, também na Escola Municipal de Dança ‘Iracema Nogueira’, a conferência será realizada com interação virtual pela plataforma Meet e terá início às 8 horas com a aprovação do regimento interno e apresentação da prestação de contas do Plano Municipal de Economia Solidária. Na sequência terá início a leitura e discussão do documento base da conferência e posteriormente a aprovação das prioridades que vão compor o novo plano municipal para os próximos quatro anos.

A agenda é pensada e desenvolvida pela Comissão de Organização da II Conferência Municipal de Economia Solidária e Criativa, que conta com o trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo – CETECS (Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular (Coordenadoria de Participação Popular) e Casa dos Conselhos Municipais. A conferência conta com suas inscrições abertas e os interessados devem acessar o link: bit.ly/economiasolidariacriativa.

Também estiveram presentes na abertura da conferência a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy; o gerente regional do Sebrae, e Luiz Andia Filho, e a analista do Sebrae, Luciane Girassolo.

WhatsApp Edinho Prefeito