Ato celebra o Dia Nacional e o Dia Municipal do Agente de Trânsito - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Ato celebra o Dia Nacional e o Dia Municipal do Agente de Trânsito

Uma solenidade na sede da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, na antiga CTA (Companhia Tróleibus Araraquara), na Fonte Luminosa, marcou nesta quinta-feira (23) o Dia Nacional e o Dia Municipal do Agente de Trânsito. A atividade ocorreu dentro da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro).

O Dia Municipal do Agente de Trânsito foi instituído e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município em 2013, após lei municipal de autoria do vereador Aluisio Boi (MDB), atual presidente da Câmara Municipal.

Os agentes integram o Departamento de Fiscalização de Trânsito e Gestão de Multas da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Eles são responsáveis, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, por executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis após infrações de trânsito, dar apoio na sinalização de obras, poda de árvores, eventos, balizamento e acompanhamento da fluidez do trânsito nas proximidades de escolas, entre outras atribuições. São 37 agentes de trânsito no município atualmente.

Durante a pandemia, os agentes de fiscalização de trânsito também têm integrado a Rede de Solidariedade do município, ajudando na entrega de cestas básicas à população em situação de vulnerabilidade social.

“O agente de trânsito é um profissional muito importante para a população de Araraquara. Além do cumprimento das leis de trânsito, aumentando a segurança e prevenindo acidentes, os agentes também desenvolvem a concepção de cidadania, de administração de conflitos no trânsito”, destacou o prefeito Edinho.

Edinho ainda reforçou que os agentes são fundamentais no trabalho de combate à pandemia, principalmente durante as medidas mais restritivas de circulação, no primeiro semestre deste ano. “Assim como os guardas municipais, também seria impossível enfrentar a pandemia da Covid-19 e salvar vidas sem o apoio dos agentes de trânsito no cumprimento dos decretos municipais”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), autor da lei do Dia Municipal do Agente de Trânsito, cumprimentou toda a equipe de agentes. “Muito obrigado pelo trabalho em prol da população. Vocês ajudaram a salvar muitas vidas na pandemia”, destacou.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, destacou que a responsabilidade no trânsito salva vidas, e isso passa pela atuação dos agentes. “Agradeço a todos pelo empenho e dedicação que os agentes de trânsito têm tido. Os agentes têm colaborado para salvar vidas”, afirmou.

O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, parabenizou a todos pela data comemorativa e explicou que os agentes de trânsito integram os três pilares (3 Es) que sustentam a segurança no trânsito: esforço legal (cumprimento das leis e normas), engenharia (sinalização) e educação.

Em nome dos agentes, o gerente de Fiscalização de Trânsito, Jesley Casimiro, agradeceu à Prefeitura pela lembrança. “Nosso trabalho evita muitos acidentes, óbitos. Quando os agentes batem o ponto para iniciar o trabalho, eles pensam no que vão fazer de melhor para a cidade”, declarou.

Também estiveram presentes o vereador Carlão do Joia (Patriota); o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; a Banda Regimental do 13° Batalhão de Polícia Militar do Interior, regida pelo sargento Luiz Fabiano Ribeiro; e do grupo teatral “Anjos do Trânsito”, que realiza campanhas educativas nas ruas de Araraquara e fez uma apresentação na solenidade.

WhatsApp Edinho Prefeito