Guarda Civil Municipal forma 24 novos agentes para a corporação - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Guarda Civil Municipal forma 24 novos agentes para a corporação

A Prefeitura e a Guarda Civil Municipal realizaram na noite de segunda-feira (25), no Centro Internacional de Convenção, a formatura de 24 novos guardas municipais para o efetivo da corporação, que passa a contar com 99 agentes.

Os novos guardas concluíram processo de seleção iniciado com cerca de 3.500 inscritos no Concurso Público 004/2019. O curso de formação, com duração de 528 horas, teve parceria com a Escola de Governo do Município de Araraquara, a 5ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Araraquara e outras instituições.

Em sua fala na formatura, o prefeito Edinho relembrou detalhes da criação da Guarda Municipal em 2001, no início de seu primeiro mandato como prefeito, e declarou que a corporação é motivo de orgulho para Araraquara.

“É uma instituição respeitada e contribui muito para a segurança pública em Araraquara, complementando o trabalho das outras polícias. Hoje vemos que o sonho que nós sonhamos em 2001 se tornou realidade”, disse Edinho.

Ao saudar os formandos, o prefeito ainda ressaltou o papel de cada um dos agentes na história da corporação. “Quem constrói a credibilidade da instituição são as guardas e os guardas municipais. Desejo boas-vindas e muito sucesso aos novos guardas. Que construam uma belíssima carreira na Prefeitura, dentro do serviço público, e construam os próximos capítulos da história da Guarda Municipal.”

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, afirmou que o processo seletivo foi extremamente rigoroso e, por isso, os 24 novos guardas municipais superaram todas as dificuldades e estão prontos para desempenharem suas funções.

“A Guarda Municipal é fundamental no ordenamento urbano, trânsito, meio ambiente, nas ações de defesa civil, proteção das instalações públicas municipais, cuidando da segurança da população nas praças públicas. Espero que vocês tenham aproveitado bem os ensinamentos e sempre se lembrem do juramento. Do respeito à dignidade da pessoa humana e às leis e aos regulamentos. Somos servidores públicos e só existimos porque existe uma população que clama pelo nosso serviço”, reforçou o secretário.

A comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro, afirmou que os formandos são merecedores da conquista e exemplos de força e determinação. “Espero que vocês venham a somar com a gente para atendermos com excelência a nossa população. Peço que vocês tenham muita sabedoria para a gente fortalecer, cada vez mais, aquele lema: somos protetores e amigos da população.”

O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), recordou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal durante a pandemia da Covid-19. “Alguns profissionais não puderam ficar em casa. Tiveram que sair de casa para proteger a população. E as ações do prefeito Edinho foram referência até fora do Brasil e salvaram muitas vidas. A Guarda Municipal esteve à frente para garantir a fiscalização do lockdown e dos decretos de enfrentamento da pandemia, além das ações necessárias da Saúde”, disse. “A Guarda Municipal é forte e fica ainda mais forte hoje, com a formatura de vocês”, complementou Boi.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Coronel Telhada (Progressistas) parabenizou os formandos e destacou que, a partir de agora, começa a missão de cada um deles para proteger a população. “Daqui para a frente, os senhores e a senhora representam o município de Araraquara e a população. Mesmo nos momentos de folga, com suas famílias, os senhores continuarão guardas municipais. Portanto, responsabilidade, honra e dignidade na missão. Honrem o fardamento dos senhores e da senhora”, disse.

A diretora geral da Escola de Governo do Município de Araraquara, Rafaela Modé, destacou que a formação contou com 48 instrutores, 67 disciplinas e 528 horas de aulas, além de ressaltar a capacidade da nova turma. “Todos vocês têm vocação para o serviço público. São pessoas vocacionadas para servirem a população e para deixarem a cidade melhor, o País melhor. Isso me orgulha muito. Desejo muito sucesso na caminhada de vocês”, afirmou.



Forças de segurança
Outros representantes de forças de segurança pública estiveram presentes e utilizaram a palavra. O comandante do 13° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Luiz Sérgio Mussolini Filho, falou sobre os desafios dos novos guardas municipais no futuro da carreira e os parabenizou. “Os novos guardas municipais vêm a contribuir para que Araraquara continue sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo”, avaliou.

Para o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, tenente-coronel Pedro Luís de Souza Lopes, a presença de diversas forças policiais na formatura mostra como a segurança pública deve ser integrada. “O que vejo aqui hoje é um exemplo muito claro de que a teia da segurança pública envolve todas as esferas de governo. Não existe serviço de segurança pública mais ou menos importante. Além de funcionários de segurança pública, vocês agora passam a ser embaixadores de um serviço público reconhecido. Parabéns a todos e contem com a Polícia Rodoviária”, declarou.

Chefe de instrução do Tiro de Guerra de Araraquara 02-002, o subtenente Brayner Rogério Tavares Araújo destacou o papel da Guarda Municipal na prestação de serviços à comunidade. “A Guarda tem grande importância na segurança do patrimônio e na segurança do cidadão. Ser guarda municipal é muito mais que um emprego. É uma missão, é servir. Desejo que Deus abençoe a caminhada dos senhores e da senhora no cumprimento da missão”, relatou.

Vitória

Em nome de todos os novos guardas municipais, Fernanda Affonso da Costa, única mulher entre os 24 formandos, foi a oradora da 5ª turma e relatou a felicidade de representar os colegas nesse dia especial. “Essa trajetória começou há 1 ano e 10 meses, com a abertura do edital para o concurso. Para os mais de 3.000 candidatos, era uma grande oportunidade. Muitas fases, muita espera e muita ansiedade pelos resultados. Superamos vários obstáculos e, enfim, aqui reunidos nesta noite, posso afirmar: 5ª turma da Guarda Civil Municipal de Araraquara, nós conseguimos. De mais de 3.000, somos 24.”

A solenidade contou ainda com o juramento dos novos guardas municipais, feito por Johnny Henrique dos Santos, e com a oração dos guardas civis municipais, conduzida pelo guarda municipal Galdino.

Os guardas André Ricardo dos Santos e Sírio Santos Magalhães Júnior receberam diplomas de “Professores Homenageados” da 5ª turma. E dois formandos, Patric Eduardo Paschoal Mota e Gilson Alexandre Olivio, receberam diplomas de “Honra ao Mérito” por terem sido escolhidos os melhores alunos da turma.

Também estiveram no evento os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Emanoel Sponton (Progressistas), Luna Meyer (PDT), Lucas Grecco (PSL) e Hugo Adorno (Republicanos); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, e as secretárias Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Priscila Luiz (Comunicação), além de coordenadores e gestores; a coordenadora de Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão, representando a OAB Araraquara; a Banda Regimental do 13° BPM/I, regida pelo 1° sargento Luiz Fabiano Ribeiro; o secretário de Segurança Pública de Atibaia, Reinaldo dos Santos; Eliel Miranda, vereador de Santa Bárbara D’Oeste e guarda civil municipal naquele município; os comandantes da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, Rodrigo Gonçalves, e de Paulínia, Rodrigo Vieira; entre outras autoridades.



WhatsApp Edinho Prefeito