Membros do Comdema tomam posse em solenidade na Prefeitura - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Membros do Comdema tomam posse em solenidade na Prefeitura

Na tarde desta sexta-feira (5), a sala de reuniões da Prefeitura recebeu a solenidade de posse do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Município de Araraquara (COMDEMA), órgão que tem como objetivo o assessoramento local, consultivo e deliberativo em assuntos referentes à gestão ambiental do município. Em virtude da pandemia da Covid-19, a atividade contou com público reduzido e seguiu todos os protocolos de segurança preconizados pelo Comitê de Contingência do Coronavírus. A população pôde acompanhar ao vivo em transmissão na página da Prefeitura no Facebook, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.

Em seu discurso, o prefeito Edinho falou da importância do COMDEMA para fazer com que cada vez mais seja reconhecida a importância da pauta ambientalista para a cidade. “Esse conselho é fundamental, é muito importante e certamente será o maior fiscalizador para que Araraquara cresça de fato de forma sustentável e para que possamos tratar nossos recursos naturais, nossa fauna, nossa flora, como algo central, algo importante, que tenha centralidade em nossas políticas públicas, que não tenha muitas vezes um descrédito como se fosse algo marginal, porque não é”, destacou.

A vereadora Luna Meyer (PDT), que representou a Câmara Municipal no evento, valorizou a função do conselho nos processos de gestão ambiental do município. “Sou muito feliz por estar parlamentar neste momento porque temos uma Câmara extremamente receptiva com essas pautas de meio ambiente. A maioria dos projetos envolvendo meio ambiente e direitos dos animais têm passado de forma unânime e é muito difícil termos alguma resistência. Isso mostra uma visão de que é preciso ter o entendimento de que precisamos cuidar do meio ambiente porque podemos sofrer consequências muito graves”, alertou.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, deu as boas vindas aos novos integrantes do conselho. “Aos que estão chegando, sejam bem-vindos. Precisamos da participação de todos. Não podemos esquecer do Legislativo, que tem dado um apoio, tem cobrado e isso que é importante para o desenvolvimento do trabalho”, citou.

A secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, também ressaltou a atuação do órgão. “Quero dar os parabéns a todos que estiveram nesse último mandato e dar boas vindas aos que estão chegando. Tivemos uma participação histórica no Conselho do Meio Ambiente, na assembleia de composição da sociedade civil, com mais de 600 pessoas presentes. É um número recorde que mostra o quanto a cidade de Araraquara está compreendendo a importância dessa pauta para o nosso futuro”, afirmou.

A atual presidente do COMDEMA, Ana Carolina Buzzo Marcondelli, que representou a sociedade civil na solenidade, apontou que é inevitável falar da importância do meio ambiente. “Acabamos de passar por um período enorme de queimadas e sabemos como isso afetou o meio ambiente da cidade, que tem muito mais a tratar a respeito desse assunto. E o COMDEMA está aqui para isso, para auxiliar e também para fiscalizar tudo o que se refere ao tema”, declarou.

Também marcaram presença na cerimônia a vereadora Fabi Virgílio (PT); o superintendente do Daae, Donizete Simioni; e a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto.

O COMDEMA foi criado pela Lei Municipal nº 3.094, de 20 de junho de 1984, e reformulado pela Lei Municipal nº 10.201, de maio de 2021. É um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O conselho é composto por 32 integrantes, sendo 16 representantes do poder público e 16 da sociedade civil com mandato de dois anos em remuneração.

WhatsApp Edinho Prefeito