Edinho destaca feito histórico da ginástica artística de Araraquara - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Edinho destaca feito histórico da ginástica artística de Araraquara

Na manhã desta terça-feira (16), a sala de reuniões da Prefeitura de Araraquara foi palco de uma homenagem à equipe de ginástica artística feminina da Fundesport, que no último final de semana conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no Torneio Nacional de Ginástica Artística, que aconteceu em Campo Grande-MS.

A competição reuniu as 39 melhores equipes do país, com 420 atletas inscritos, e Araraquara terminou com a quinta colocação por equipes, uma façanha que é considerada histórica pelo prefeito Edinho. “Vocês estão escrevendo uma das páginas mais bonitas da história do esporte de Araraquara. Isso ninguém tira de vocês. Os anos vão passar, as décadas vão passar, muitas atletas virão depois de vocês, mas quando alguém for procurar a história do esporte de Araraquara, lá estará escrito que naquele ano de 2021, Araraquara foi a quinta melhor equipe de ginástica artística do Brasil. É a força de um trabalho coletivo, é a força da entrega, é a força da realização de um sonho”, enfatizou.

O prefeito, que revelou ter assistido às apresentações das atletas de Araraquara pela internet, também destacou a competência e a determinação de Juliana Desidério, técnica da equipe. “A Juliana respira ginástica e vive integralmente a ginástica. É muito difícil entender a vida da Juliana sem entender a ginástica. E se hoje Araraquara vive um momento como esse, se deve muito à capacidade de entrega, à dedicação e aos sonhos sonhados pela Juliana lá atrás, desde quando era atleta, depois quando deixou de ser atleta, com todas as adversidades que a modalidade sofreu, e também com toda a capacidade de suportar e vencer o sofrimento, que é o que chamamos de resiliência. Hoje é a realização de um sonho, talvez o primeiro de muitos outros que virão”, comentou.

O vereador Paulo Landim (PT), que representou a Câmara Municipal na homenagem, também valorizou o trabalho da treinadora. “Quero dar os parabéns à Juliana, que além de ser uma grande profissional, coloca muito amor no trabalho que faz. Tem meninas que estão com você há dez anos e hoje você está atingindo o ápice da sua carreira. E a superação é uma das melhores coisas do esporte”, salientou.

Milena Pavanelli, secretária de Esporte e Lazer, também se mostrou orgulhosa com a façanha. “Eu fico muito feliz com esse resultado porque eu tenho ido acompanhar os treinamentos e eu vejo a dedicação de vocês. Vocês estão de parabéns pela dedicação, pelo comprometimento. Vocês podem contar sempre comigo como amiga e como apoiadora. Muitas outras competições como essa virão, com certeza”, assegurou.

A presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, apontou a conquista como uma grande motivação para as crianças e adolescentes que estão iniciando na modalidade. “Quero dizer a todas vocês que continuem trabalhando porque as oportunidades serão dadas e nós acreditamos muito no potencial de vocês. Vocês são espelhos para 450 meninas que estão lá no ginásio participando das Escolinhas de Esportes de ginástica artística e que sonham em um dia estarem fazendo parte dessa equipe como vocês”, frisou.

O coordenador executivo de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Édio Lopes, também enalteceu o projeto por trás do resultado. “Isso é fruto de muito trabalho. Antes da viagem, nós nos reunimos na Secretaria e vimos a vontade de vocês, o espírito coletivo de vocês e ficamos muito animados com o que vimos. E a competência de vocês foi provada nessa competição. Com certeza é resultado de muito trabalho, de muita dedicação. Eu acredito que vocês foram para a ginástica porque vocês se espelharam em alguém e hoje vocês representam a cidade de Araraquara e vocês têm uma responsabilidade muito grande por ser espelho para as novas meninas que querem vir para a modalidade”, explanou. 

Melhor momento da modalidade
Juliana Desidério, técnica da equipe de Araraquara, afirmou que a ginástica artística vive hoje o melhor momento de sua história na cidade. “Para mim e para as meninas que estão comigo há mais de dez anos, essa é uma competição que esperamos a vida inteira para que pudéssemos participar. As mais novas estão chegando e começando a fazer parte desse processo. A nossa vida no esporte não foi fácil, mas hoje temos pessoas que acreditam muito em nós e que fizeram de tudo para que estivéssemos lá. Vimos uma série de dificuldades ao longo do caminho, mas eu falei para as atletas que a única coisa que elas precisavam se preocupar era com os treinamentos porque com o resto nós tínhamos muita gente dando suporte e ajudando”, salientou.

Juliana valorizou toda a determinação das atletas e também  enalteceu a atuação da Prefeitura na busca pelos resultados conquistados. “Não poderia ser diferente. Foram meses de preparação desde que levantamos essa bandeira. Foram dois anos sem competir por conta da pandemia e fomos uma das poucas equipes do país que mantiveram os recursos e a estrutura para os atletas. Vimos equipes próximas de nós sendo desmontadas, técnicos sendo demitidos, atletas perdendo seus apoios, e com a nossa equipe foi diferente. Então eu digo sempre a elas que temos que levantar a mão para o céu e agradecer porque em outros momentos isso não teria acontecido. Quando atleta eu nunca tive essa oportunidade que nossas atletas têm hoje e tudo isso é graças à Prefeitura”, completou.

As medalhistas araraquarenses foram Brenda Mattos e Larissa Correia, que trouxeram medalhas de ouro no individual adulto, Carla Mendes, que conquistou o bronze, e Isabela Silva, que faturou a prata na categoria juvenil. A campeã Brenda Mattos resumiu o sentimento do grupo. “Estou muito orgulhosa, não só de mim, mas de toda a nossa equipe. Foi uma conquista muito grande. Foi um campeonato que nós nunca pudemos participar e graças a Deus conseguimos este ano. E no ano que vem queremos estar lá de novo. Obrigado a todos pela oportunidade e por nos proporcionar a conquista dessa medalha, não só para mim, mas para Araraquara inteira”, declarou.

Vale destacar que as Escolinhas de Ginástica Artística da Fundesport têm hoje cerca de 450 crianças e adolescentes que são atendidas no município, sendo uma das modalidades que mais crescem em Araraquara.

WhatsApp Edinho Prefeito