Live no Facebook abre programação do Mês da Consciência Negra - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Live no Facebook abre programação do Mês da Consciência Negra

Uma live no Facebook da Prefeitura, com presença do prefeito Edinho, vereadores e outras autoridades, na noite de quinta-feira (11), marcou a abertura da programação “Araraquara, a Morada do Sol, e não do Racismo”, do Mês da Consciência Negra.

A live teve parceria com a OAB Araraquara (5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil) e contou com a participação da Dra. Mylene Pereira Ramos Seidl, advogada consultora palestrante e especialista em Diversidade e Igualdade.

“Araraquara possui políticas públicas estruturadas para a construção da igualdade racial. É preciso fazer essa caminhada de forma firme, incisiva. Não haverá democracia sem igualdade racial e direitos iguais. Nós temos que derrotar o racismo, o machismo, a LGBTfobia e todas as formas de desigualdade. E isso será amplamente mostrado na programação do Mês da Consciência Negra. A sociedade que nós queremos é igualitária e sem qualquer preconceito”, afirmou Edinho.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, fez agradecimentos a todos que colaboram na organização da programação deste mês de novembro. “Quero agradecer a todas as pessoas que vêm ajudando a construir este Mês da Consciência Negra. Consciência Negra é todo dia. O enfrentamento ao racismo é 365 dias por ano. Essa construção tem que ser coletiva para que Araraquara se torne a Morada do Sol, definitivamente, e não do racismo”, declarou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador João Clemente (PSDB) elogiou a Mesa Diretora do Legislativo e a Prefeitura pelas ações de combate ao racismo. Como parte da programação, uma decoração antirracista foi estampada na escadaria de entrada da Câmara Municipal, em ação proposta pela coordenadora Alessandra Laurindo.

“O movimento negro está alicerçado nesta cidade desde tempos longevos. Estando como vereador e na Frente Parlamentar Antirracista, estamos muito preocupados em construir políticas públicas. E esse trabalho passa pelo diálogo com todas as áreas”, afirmou o parlamentar João Clemente.

Também participaram da live o vereador Guilherme Bianco (PCdoB); a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o presidente da OAB Araraquara, Tiago Romano; Dra. Gislaine Soares e Dr. Walle Camargo, representando a Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB Araraquara; e o advogado e empresário Claudio Claudino.

Confira a programação do Mês da Consciência Negra (mais informações em www.araraquara.sp.gov.br):

Dia 13/11
– Assinatura para implantação da Casa SP Afro Brasil em Araraquara, em parceria com o Governo do Estado

Dia 17/11
– Palestra na Escola Estadual João Batista de Oliveira
– Entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares

Dia 18/11
– Fórum “Meio ambiente e Religiosidades Africanas”

Dia 20/11
– 15ª Marcha da Consciência Negra
– Black Family Party

Dia 22/11
– Apresentação do TCC dos alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Uniara com o tema “Centro de Referência Afro Mestre Jorge”

Dia 24/11
– Palestra “Esporte e Negritudes: a tarefa de ser atleta negro e referência”

Dia 26/11
– Show com Décio Luiz

Dia 28/11
– Show com Chrigor

Dia 3/12
– Dia do Samba – “Aplausos a todos os sambas”

WhatsApp Edinho Prefeito