Apresentações e documentário marcam os 20 anos das Oficinas Culturais - Edinho Silva
Seta topo ações contra a covid-19

Apresentações e documentário marcam os 20 anos das Oficinas Culturais

O prefeito Edinho e secretários municipais acompanharam na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, na noite de quinta-feira (18), o Panorama das Oficinas Culturais e o lançamento da web série documental “20 anos: imaginando o impossível”.

Com apresentações musicais e artísticas dos alunos e educadores do programa, o evento marcou os 20 anos das Oficinas Culturais, criadas no início do primeiro mandato de Edinho na Prefeitura, em 2001.

A programação contou com cinco “estações”: Performances de Entrada, Puxada de Rede, Nossas Crianças – Cuidar para Recriar, Perife-Rua e Educar-Ação.

Além das apresentações, os dois primeiros episódios (do total de cinco) da web série que conta a história das Oficinas Culturais foram exibidos para o público presente no evento. O documentário completo poderá ser assistido em breve no YouTube da Prefeitura.

O material de vídeo, com produção e direção de Danielle Aquino, Vita Pereira e Bruck Oliver, traz entrevistas com gestores, educadores e alunos de diversas épocas das Oficinas Culturais.

Desde o início do programa, as Oficinas Culturais já atenderam mais de 25 mil alunos, sendo muitos deles crianças e adolescentes. São 1.800 matriculados neste segundo semestre de 2021 em 39 cursos, oferecidos em 33 locais da cidade.

“As Oficinas Culturais são um dos maiores instrumentos de construção da cidadania e de democratização da cultura e das oportunidades que nós temos. O talento depende da oportunidade”, afirmou Edinho.

“As Oficinas Culturais trabalham com o imaginário, com os sonhos, por meio das mais diversas linguagens. Além da formação de artistas, o programa também gera cidadãs e cidadãos mais preparados, críticos e protagonistas do seu tempo”, complementou o prefeito.

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, também parabenizou todos que trabalham na organização do programa. “É muito bom estar aqui comemorando esses 20 anos com vocês. As Oficinas Culturais são uma ferramenta importante de acesso aos direitos cidadãos. Um programa que tem a capacidade de se reinventar ano após ano, turma após turma”, disse Teresa.

A coordenadora das Oficinas Culturais, Rafaela Pucca, agradeceu a todos o público que esteve no evento e celebrou o fato de a melhoria da pandemia permitir o retorno das atividades presenciais. “Estamos aqui com a possibilidade de contar essa história. As Oficinas Culturais são múltiplas, coloridas e cheias de vida”, destacou.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Fabi Virgílio (PT) lembrou que fez parte das Oficinas Culturais. “Sou cria desse projeto. Estou muito orgulhosa de estar aqui representando a Câmara. As Oficinas Culturais democratizaram a cultura em Araraquara. E investir em cultura é investir em saúde, educação, segurança pública. A cultura liberta, cura o corpo e a alma”, destacou a vereadora.

Também participaram do evento a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, e coordenadores e gestores municipais.







WhatsApp Edinho Prefeito